Prefeitura de Lajeado realiza 2º Seminário Municipal de Educação Inclusiva

463
Crédito: Divulgação

O 2º Seminário Municipal de Educação Inclusiva (SIM), promovido pela Secretaria de Educação (SED), terá quatro eventos transmitidos virtualmente, direcionados aos professores da rede municipal de Lajeado. A primeira palestra será sobre inclusão escolar com Gabriela Martins, a segunda será sobre inclusão escolar e documentos necessários com Camila Vianna, a terceira será sobre educação antirracista com Tamires Santana, e a quarta sobre educação indígena com Onório Moura. 

A secretária de educação, Adriana Vettorello, fala sobre a importância de uma educação inclusiva. “A secretaria conta com uma equipe que acompanha, assessora e promove reuniões mensais para os educadores de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) e formações continuadas sobre o tema. O evento vem ao encontro desse processo e pensando no nosso sistema educacional como um sistema inclusivo, reconhecendo que o processo da aprendizagem de cada pessoa é único”, afirma.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas neste link.

Programação:

Quinta-feira (7/8)

– 19h:  Abertura oficial.

19h30 às 20h30 – Palestra “Inclusão escolar: desafios e potencialidades de uma escola para todos”, com Gabriela Dal Forno Martins

Gabriela é psicóloga e mestre em Psicologia pela UFSC, doutora em Psicologia pela UFRGS, com pós-doutorado em Educação junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos da PUCRS. É sócia-fundadora da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil, onde realiza consultoria e formação de profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Sexta-feira (8/8)

19h às 20h30 – Palestra “Inclusão escolar e documentos pedagógicos necessários para uma prática inclusiva e efetiva”, com Camila Vianna

Camila Vianna é psicopedagoga graduada em Pedagogia na PUCRS, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Na clínica, atua com crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual.

Quinta-feira (5/9)

19h às 20h30 – Palestra “Narrativas, identidade e pertencimento: a importância de ‘colher’ histórias para a educação antirracista”, com Tamires Santana

Tamires Alice de Jesus Santana é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mestre pelo Programa da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, bacharela e licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa Modus Scribendi e HIISCULTE, nos quais desenvolve pesquisas sobre instrução pública na Bahia oitocentista, no âmbito da História da Cultura Escrita, Educação e Memória, além de integrar o grupo de pesquisa Literatura e Identidade na América Latina, investigando questões de raça e gênero numa perspectiva decolonial.

Quinta-feira (26/9)

19h às 20h30 – Palestra “Aprendizagens interculturais: a educação indígena em foco”, com Onório Moura.

Onório Isaías de Moura é graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa, mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), doutorando em Educação pela mesma instituição e doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participa do grupo de pesquisa PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade em parceria com a Unisc e UFRGS e também do projeto de extensão “Aprendizagens Intercultural Produção de Sentido na Educação 5ª edição”.

- publicidade -