Hackathon focado em agricultura regenerativa será realizado no Tecnovates 

As inscrições para o Agrothon são gratuitas e ainda estão abertas

474
Crédito: Divulgação

O Agrothon 2024 está prestes a começar, reunindo, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), estudantes, profissionais de tecnologia, agrônomos, ambientalistas e entusiastas de soluções sustentáveis. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, na rua Bento Rosa, 4000, nos Prédios 19, 20 e 21, no bairro Carneiros, em Lajeado. 

Este hackathon é dedicado à inovação e à criação de soluções para os desafios da recuperação dos solos por meio da agricultura regenerativa, especialmente em um contexto marcado pelos impactos das recentes inundações e estiagens no Rio Grande do Sul.

Durante o evento, as equipes interdisciplinares trabalharão para desenvolver soluções criativas que auxiliem na restauração e revitalização dos solos agrícolas degradados. O Agrothon é uma oportunidade para unir forças em prol de um futuro mais sustentável, promovendo práticas agrícolas regenerativas que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a economia local. 

Os participantes serão desafiados a aplicar conceitos da agricultura regenerativa em propriedades rurais e locais afetados por desastres climáticos. Entre as questões a serem abordadas estão: a rentabilidade das propriedades rurais em cenários extremos, o diagnóstico das áreas impactadas, a capacitação de pequenos e médios agricultores em práticas regenerativas e a proposição de sistemas de avaliação para incentivar práticas conservacionistas.

Uma comissão avaliadora, previamente selecionada pela Comissão Organizadora, será responsável por escolher os três melhores projetos desenvolvidos durante o Agrothon. Os participantes da equipe vencedora serão premiados com vagas no programa de pré-incubação em uma incubadora tecnológica. 

As inscrições para o Agrothon são gratuitas e ainda estão abertas, podendo ser realizadas neste linkO regulamento completo pode ser consultado aqui. Informações complementares podem ser solicitadas à Comissão Organizadora, pelo e-mail [email protected]

A iniciativa está vinculada ao Living Vales, projeto de living lab aprovado no Edital TEC4B 04/2021, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul. 

- publicidade -