Oficinas itinerantes do 15º Seminário Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo movimentam escolas da região

Programação começou na última semana e segue até 13 de novembro, durante a Tarde das Escolas na Expovale + Construmóbil 2024

606
Crédito: Divulgação

Nove escolas da região recebem, desde a última semana, oficinas itinerantes do 15º Seminário Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo. A programação, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, conta com cerca de 10 atividades, entre itinerantes e a oficina de encerramento, agendada para 13 de novembro, durante a Tarde das Escolas da Expovale + Construmóbil 2024.

As agendas realizadas nas escolas contemplam alunos de Ensino Fundamental e Médio, e incluem oficinas práticas sobre educação ambiental e sustentabilidade. As atividades são ministradas por oficineiros voluntários e profissionais de empresas parceiras da ação Viva o Taquari-Antas Vivo. De acordo com a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, o objetivo de realizar as atividades nas instituições é oferecer mais comodidade para àqueles que não conseguem deslocamento.

“Nosso interesse é compartilhar as atividades da ação com o maior número de estudantes, por isso realizamos as programações nas próprias escolas, garantindo a educação ambiental para aquelas instituições que não conseguem se locomover para um espaço fora do ambiente escolar”, comenta.

Com temas que englobam a montagem de vaso compostor, oficina de águas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, as últimas atividades itinerantes acontecem na segunda-feira (28) nas escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Felipe Dieter, de Lajeado, e na Escola Estadual de Educação Básica São Francisco, de Progresso. A expectativa, de acordo com Gilmara, é encerrar a programação com mais de 300 alunos atendidos.

“A cada ano temos como meta aumentar o número de escolas e alunos atendidos por nossas atividades. Vale salientar que este ano é atípico, pois em maio enfrentamos um desastre natural e os municípios, como as escolas estão na fase de reorganização. Neste ano, além de atender mais de 300 estudantes, já estamos incentivando-os a participar da ação pontual de 2025, quando reativamos o Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo, espaço que sedia a nossa Escola das Águas”, finaliza.

Oficina Recic

A atividade que vai marcar o encerramento do 15º Seminário Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo acontece na tarde do dia 13 de novembro durante a Tarde das Escolas da Expovale + Construmóbil. Na oportunidade, voluntárias da Recic Soluções Ambientais vão, através de jogo, demonstração do processo de compostagem, avaliação das lixeiras e explicações, falar sobre a separação de resíduos aplicada durante o processo de montagem e realização da feira.

- publicidade -