A Administração Municipal de Estrela está retomando o pagamento do Aluguel Social para 209 famílias que haviam deixado de receber o benefício nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. Além dessas, 307 famílias continuam com aluguéis ativos desde 2024, totalizando 516 beneficiadas no município. A retomada do pagamento foi uma das primeiras medidas adotadas pela atual gestão.
Como no governo anterior foram utilizados os recursos destinados aos aluguéis sem a devida dotação orçamentária, o atual governo está em busca de alternativas para captar os valores necessários – cerca de R$ 4,3 milhões – e regularizar a situação.
“Não podemos deixar as famílias desamparadas, pois perderam ou tiveram suas casas condenadas na enchente do ano passado, estando impedidas de retornar às suas antigas moradias”, afirma a prefeita Carine Schwingel. Ela destaca ainda o impacto econômico na vida dessas famílias, que enfrentam uma fase delicada, além de ressaltar que todas atendem aos critérios estabelecidos pela Lei Municipal que criou o benefício para situações de calamidade.
A Secretaria Extraordinária da Habitação realizou os trâmites necessários, e as famílias começarão a receber o benefício novamente entre fevereiro e março.