A 4ª Edição do Programa Jovem Empreendedor foi iniciada nesta sexta-feira (4/4), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bento Gonçalves, localizada no Bairro Boa Vista. Os participantes, adolescentes de 8º e 9º anos de escolas públicas municipais de Teutônia, estão divididos em duas turmas que frequentam as aulas no contraturno escolar. Em 2025, uma novidade marca o programa: a inclusão de um módulo de Inteligência Artificial, que visa ensinar os jovens a utilizar essa ferramenta em seus futuros empreendimentos.
Além do módulo de Inteligência Artificial, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre outras áreas importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo, como laboratório jovem empreendedor, criação de modelo de negócios, marketing, desenvolvimento de produto e preparação para a formatura.
O curso tem uma carga de 96 horas-aula, que serão ministradas semanalmente às sextas-feiras, de abril a dezembro. A metodologia é dinâmica, permitindo que os alunos explorem diversas possibilidades e respeitem as particularidades de cada um. Durante o ano, eles terão a oportunidade de identificar uma necessidade, propor soluções e criar um empreendimento, aplicando o conhecimento adquirido em administração e planejamento.
Desenvolvido pelo Instituto Manager, em parceria com o Google e com apoio da Universidade do Vale do Taquari (Univates), o programa conta com o apoio da Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Educação.