
No dia 14 de maio, a Folha de Teutônia – razão social da Folha Popular – recebeu placa de agradecimento da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) pelos 19 anos como associada da entidade, fundamental para o desenvolvimento da cidade serrana. O mimo foi entregue pelas colaboradoras Analice dos Santos Reck e Patrícia Zamboni ao diretor de Jornalismo do Grupo Popular, Lucas Leandro Brune.
Brune relembra a forte atuação da Folha Popular em Garibaldi e na Serra a partir de 1991, quando foi instalada uma sucursal na cidade. O número de exemplares e de assinantes era semelhante aos de Teutônia.
“Por ter duas edições semanais à época, a Folha se diferenciava dos próprios jornais locais de Garibaldi, que tinham apenas uma edição por semana. Éramos referência na cidade. E, quando surgiu a Apeme, entendemos a importância de nos conectar, porque nós acreditamos no associativismo, viemos de uma terra associativa e cooperativa, que é Teutônia, assim como ocorre em Garibaldi”, cita Brune. Ele aponta que essa é uma importante herança dos antepassados, tanto alemães quanto italianos.
Mesmo com a decisão por descontinuar a sucursal da Folha em Garibaldi após 30 anos de atividades, Lucas diz ser importante manter a relação com a Apeme, tendo em vista que a associação atende as pequenas e microempresas. “Elas são a maioria em todo o país. Ou seja, a relação Folha Popular-Apeme tem a força da cooperação e do associativismo”, conclui.