Imigrante fortalece atenção básica com participação no maior congresso de saúde pública do país

575
Crédito: Prefeitura de Imigrante / Divulgação

A secretária de Saúde e Assistência Social de Imigrante, Jóice Horst, e a coordenadora de Enfermagem, Viviane Franz, representaram o município no 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Início de Gestão”, o evento é reconhecido como o maior do país dedicado à atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante os quatro dias de atividades, as representantes participaram de oficinas, painéis temáticos, rodas de conversa e palestras voltadas à qualificação da gestão municipal em saúde. Entre os assuntos abordados estiveram o novo modelo de cofinanciamento federal, o lançamento do Manual Saúde Redes e as inovações do setor apresentadas por instituições e fornecedores.

Um dos destaques do congresso foi a Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, que reuniu experiências exitosas de todo o país. Embora os dois projetos submetidos por Imigrante não tenham sido selecionados nesta edição, a participação permitiu o contato com iniciativas aplicadas em outros contextos e o fortalecimento de redes de colaboração entre municípios, incluindo representantes de cidades da região como Lajeado e Muçum, que tiveram trabalhos aprovados.

 “Mesmo quando o paciente precisa de atendimento em média ou alta complexidade, é fundamental manter o vínculo e o acompanhamento pela atenção primária. Esse olhar contínuo é o que fortalece o SUS”, destaca a secretária Jóice.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui