A 2ª edição do Catarinas Wanderwege ocorre no próximo sábado (26/7) com um objetivo solidário: arrecadar valores para a instalação da UTI do Hospital Ouro Branco. Além disso, a caminhada visa promover saúde, o convívio entre famílias e a preservação da natureza. As inscrições são individuais, com contribuição de R$ 30 por pessoa, e podem ser feitas até hoje.
Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e
A primeira edição do evento, na Sexta-feira Santa, foi um sucesso. “Esperávamos reunir em torno de 40 caminhantes e mais que dobramos esse número”, comemora Everton Augustin, um dos idealizadores.
A ação “Pra Sempre Rock Gaúcho”, da Orquestra Henrique Uebel, serviu de motivação para o evento. “Nós achamos que também poderíamos beneficiar a saúde, no sentido de tratar quando a saúde fragiliza. Então, foi isso que nos mobilizou”, explica o organizador.
Até a manhã desta sexta-feira havia 111 inscritos para a segunda edição. “A expectativa é duplicar esse número. Esperamos que as pessoas se sensibilizem por si mesmas, para si mesmas e em favor da UTI do Hospital Ouro Branco, da saúde de toda a população”, torce.
Além de Augustin, as famílias Planthold, Hilgemann, Zimmermann e Aschebrock fazem parte desse projeto solidário.
Caminhada
Os participantes devem usar calçados adequados e roupas confortáveis, levar água, protetor solar e repelente. Durante o trajeto, haverá ponto de apoio com distribuição de frutas e água. Todos deverão preencher uma ficha de saúde antes da largada.
A caminhada terá início às 9h, oferecendo duas opções de trilha aos participantes: um percurso de 4,7 quilômetros (nível fácil a médio) e outro de 8,7 quilômetros (nível fácil a difícil, com trecho em descida de forte inclinação) – que inclui a travessia pelos morros da região, proporcionando uma vista panorâmica do Vale do Taquari. O evento será cancelado em caso de chuva.

O público pode escolher entre o trajeto de 4,7 ou de 8,7 quilômetros / Crédito: Reprodução
Após a caminhada, haverá quatro opções de refeições ou lanches, que devem ser reservadas com antecedência até hoje ou enquanto houver vagas. As opções incluem comida colonial alemã no Bauer Restaurant, café colonial na Bela Catarina, carreteiro gaúcho no Piquete Desgarrados dos Pampas e o tradicional schweinebraten – assado de porco – em um sanduíche no Sítio Timbaúva. As refeições acontecerão mesmo que a trilha seja cancelada em caso de chuva.
Os organizadores já foram além e programam a próxima data para as trilhas, que acontecerá no dia 9 de novembro, nos mesmos horários e local.
Programação:
8h – Chegada e pagamento da contribuição
8h30 – Orientações gerais
8h45 – Atividade física preparatória para as trilhas com a professora Jane Franz
9h – Início das trilhas a partir do “marco zero”
12h – Atividade física de encerramento com a professora Jane Franz