A Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova realizou sessão ordinária na segunda-feira (18/8). Foram colocados em votação cinco projetos de lei. Quatro foram aprovados por unanimidade:
– Projeto de Lei nº 060/2025 prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação até 30/07/2026;
– Projeto de Lei nº 062/2025 autoriza criar conta de despesa e suplementar recursos em razão de parceria com o Ministério da Agricultura, no valor de R$ 191 mil, para aquisição de retroescavadeira;
– Projeto de Lei nº 064/2025 concede incentivo à empresa Indústria de Carrocerias Kollen Ltda. equivalente a 150 cargas de saibro/pedras, com definição das contrapartidas da empresa;
– Projeto de Lei n° 065 autoriza repasse de recursos para a Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova, no valor de R$ 20 mil. Este recurso foi antecipado pelo Legislativo ao Executivo, para custear as despesas de viagem dos estudantes classificados para evento nacional de lançamento de foguetes no Rio de Janeiro, quando estarão representando o município.
O Projeto de Lei nº 063/2025 foi colocado em debate e teve pedido de vistas, sugerido pelo vereador Paulo Delcio de Souza, e aprovado pelos demais, para melhor análise dos critérios. O Projeto vai regulamentar o uso do cemitério municipal.
Indicação
A vereadora Vanice Inez Drebes apresentou indicação ao Executivo, sugerindo a colocação de placas com a escrita SILÊNCIO nas proximidades de escolas e creches e também próximo às unidades de saúde. A sugestão será encaminhada à Prefeitura. Vanice explicou que recebeu o pedido por meio de professores e profissionais da saúde, que enfrentam momentos de dificuldade por conta de carros de som e motos que aceleram nas proximidades. Em especial nas escolas, das 11:00 às 13:30 é o horário de descanso das crianças menores, o que muitas vezes gera transtornos para as equipes de trabalho por conta do barulho externo.
Reunião com professores
Nesta quarta-feira (20/8), os vereadores estarão na Câmara às 18h30 para diálogo com professores que tenham dúvidas sobre o projeto que ajusta o Plano de Carreira dos Professores. Será um momento de diálogo e escuta. O Projeto de Lei nº 061/2025 foi recebido pela Câmara e passa pela análise do Jurídico, ainda sem previsão de data para votação. Os vereadores participaram de reunião com o Executivo de Fazenda Vilanova no dia 8 de agosto, ocasião em que tomaram conhecimento do detalhamento do projeto e puderam tirar dúvidas com o prefeito e sua equipe.
Boas notícias
Tema que voltou a repercutir na tribuna, a mobilização para retomar o ponto de venda de passagens rodoviárias no centro de Fazenda Vilanova, trouxe a expectativa de boas notícias. Leo Mota explicou que após uma reunião de bastante debate e argumentação, em especial sobre os riscos para as pessoas que transitam a pé até o ponto atual de venda, a aproximadamente 3km, não se teve a confirmação naquele dia.
O vereador destacou que todas solicitações foram atendidas, com envio de ofícios e um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas. Disse que se necessário seria envolvido o Ministério Público na busca de soluções para a comunidade. Ao final, informou que nesta terça-feira (19/8) aconteceria uma reunião entre Daer e a empresa Azul, para tratar deste assunto. O vereador sinalizou a expectativa pelo atendimento do pedido da comunidade.
Outra notícia comemorada pelos vereadores foi a inauguração do asfalto das Poses, nesta terça-feira (19/8) com presença do vice-governador. O presidente Álvaro da Silva Brandão convidou a todos para este momento e a vereadora Vanice reforçou o convite, ressaltando o apoio do Legislativo nesta demanda.