Câmara de Teutônia discute projeto “Poste Limpo” para reduzir poluição visual

84
Postes têm excesso de fiação e limpeza faz-se necessária. Crédito: Luis Augusto Huppes

A poluição visual causada pelo excesso de fios nos postes de Teutônia voltou ao debate na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de 12 de agosto. A proposta é colocar em prática o projeto Poste Limpo, que prevê a retirada de cabos de internet e telefonia em desuso, diminuindo riscos à população e melhorando o visual da cidade.

O vereador Jeferson Körner (PDT) destacou a importância da medida e defendeu ações práticas. “O projeto Poste Limpo já foi instituído em outros municípios e esperamos instituir aqui. Já fiz essa indicação para que as empresas de internet sejam responsabilizadas por isso. Vai haver cobrança maior. Se precisar força-tarefa, façamos a limpeza. São muitos fios jogados na rua e nas calçadas. As pessoas se acidentam”, alertou.

Para Moisés Bageston Cardoso “Cavalinho” (PSD), a situação atual exige diálogo e colaboração. “Nossa cidade está com poluição grande nos postes. Não é culpa da administração. Vamos sentar com a Certel e empresas prestadoras de serviços para buscar a melhor solução, limpar, deixar o que está sendo utilizado e responsabilizar as empresas”, afirmou.

Já o vereador Nerci Engelmann (MDB) reforçou que o problema vai além da estética, afetando também a segurança. “O projeto Poste Limpo é necessário. Temos muitos fios inúteis de telefone e internet. Fui me informar na Certel e são 16 empresas cadastradas na cidade, mas os postes estão muito mais cheios. Tem que retirar esses fios, com Certel e administração, para embelezar a cidade. Esses fios jogados prendem caminhões e chegam a quebrar postes”, ressaltou.

O Legislativo deve seguir acompanhando as tratativas para que a proposta saia do papel, com a participação das operadoras e órgãos responsáveis. O projeto de lei tramita na Casa. O Executivo já vinha tratando da temática com a Cooperativa Certel.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui