3ª CRE finaliza ano letivo com progressos e desafios pós-enchentes

64
Greicy Weschenfelder
Crédito: Luciana Brune

A coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Greicy Weschenfelder fez um balanço do ano letivo de 2025. Ela celebrou conquistas na rede estadual e reconheceu os desafios ainda presentes, especialmente após as enchentes que afetaram escolas da região.

Greicy afirmou que o ano foi marcado por avanços importantes: salários em dia, promoções concedidas aos professores e confirmação do pagamento do 14º salário. Ela também destacou a implantação dos uniformes escolares que, apesar de atrasos e ajustes, passam a ser obrigatórios para alunos, reforçando a identidade e segurança. Estudantes também tiveram reconhecimento financeiro pela participação no simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além disso, o Vale do Taquari voltou a figurar entre os principais desempenhos do Estado. A 3ª CRE lidera, há quatro meses, o índice de frequência escolar no Rio Grande do Sul e também está entre as primeiras colocadas no registro das aulas dadas.

Pós-enchentes

A coordenadora também fez menção especial ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, o Castelinho, em Lajeado. Após ser duramente atingida pelas enchentes de 2023 e 2024, a escola voltou a receber a comunidade escolar.

Apesar desse avanço, a recuperação completa da rede ainda exige atenção. Três escolas permanecem fora de seus prédios originais. “Três escolas não estão no seu espaço, estão tendo aulas, mas não estão na sua casa. É um grande desafio. Mas vamos comemorar o Castelinho, que foi uma grande conquista para a região neste ano”, destaca.

Confira a entrevista completa:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui