Rede municipal de Imigrante inicia ano letivo com novo sistema de ensino e foco na qualificação pedagógica

A rede municipal de ensino de Imigrante inicia o ano letivo de 2026 com importantes mudanças na área pedagógica e investimentos voltados à qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Entre as principais novidades está a implantação de um novo sistema de ensino, que passa a nortear o trabalho desenvolvido nas escolas do município.

A partir deste ano, os alunos do Jardim B ao 9º ano passam a utilizar material apostilado do método SIM, fornecido pela Editora FTD. O novo material orienta o planejamento das aulas e a organização da grade curricular da rede municipal. Conforme o secretário de Educação, Carlos Lutterbeck, a adoção do sistema representa um avanço pedagógico e não compromete a autonomia dos professores.

“Esse material não engessa o trabalho docente. Ele funciona como um importante referencial pedagógico, que nos ajuda a avançar, qualificar ainda mais o ensino e melhorar, ano após ano, os índices educacionais do município”, destaca o secretário.

Além das mudanças pedagógicas, a Secretaria de Educação também tem investido em tecnologia. No final de 2025, foram adquiridos 50 Chromebooks e gabinetes de recarga, equipamentos que passam a integrar o cotidiano escolar e contribuem para tornar as aulas mais dinâmicas e alinhadas às novas metodologias de ensino.

Desafios permanentes e envolvimento da comunidade

Segundo Lutterbeck, os desafios na educação são constantes e fazem parte da rotina da gestão, abrangendo desde questões estruturais até a organização do quadro de professores. Ainda assim, o município tem conseguido atender às demandas e seguir avançando na qualificação do ensino.

Outro ponto de atenção destacado pelo secretário é o uso consciente da tecnologia pelos alunos. Para ele, esse é um desafio que ultrapassa os muros da escola e exige o envolvimento de toda a comunidade escolar. “A educação se constrói a muitas mãos. Pais, familiares e educadores precisam caminhar juntos nesse processo”, reforça.

No que diz respeito ao quadro docente, o município inicia o ano letivo em situação considerada tranquila. Cerca de 90% dos professores são concursados, enquanto o percentual restante é suprido por meio de processos seletivos, necessários para atender variações como abertura ou redução de turmas e o acompanhamento de alunos com necessidades especiais.

Formação de professores e organização do início das aulas

As atividades de formação dos profissionais da educação tiveram início no dia 28, com ações voltadas às equipes das EMEIs. Ao todo, serão duas semanas de formação continuada para os professores da rede municipal, com uma programação que inclui palestras motivacionais, momentos de integração, apresentações teatrais e a introdução ao novo material didático, com o apoio da equipe da Editora FTD. O retorno das EMEFs ocorre em fevereiro, junto com a sequência das formações, enquanto as EMEIs já retomaram as atividades.

Em relação ao número de alunos, houve um pequeno acréscimo em 2026, o que exigiu a divisão de algumas turmas para melhor atendimento. Demandas típicas do início do ano, como matrículas, pedidos de professores de apoio e reorganização de turmas, estão sendo acompanhadas de perto pela Secretaria e pelas equipes diretivas.

No início do ano letivo, as escolas também realizam reuniões e assembleias com os pais. Nas EMEIs, estão previstos momentos individuais de conversa ou entrevista com as famílias, além da possibilidade de agendamento com as direções para tratar de assuntos específicos e particulares, fortalecendo o diálogo entre escola e comunidade.

Transporte e merenda escolar

Na área da logística, os contratos de transporte escolar estão em processo de renovação. De acordo com o secretário, a avaliação do serviço é positiva, destacando o comprometimento dos transportadores que atuam no município. Já em relação à merenda escolar, os trâmites finais das licitações estão em andamento, incluindo as atas de registro de preços da agricultura familiar, com expressiva participação de produtores locais.

Com planejamento, investimentos e diálogo constante com a comunidade escolar, a Secretaria de Educação de Imigrante projeta um ano letivo voltado à qualidade do ensino e ao fortalecimento da rede municipal.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

1º Festival de Etnias reúne tradições e culturas

Estrela se prepara para receber a primeira edição do Festival de Etnias neste domingo (28/6). A iniciativa integra as comemorações dos 150 anos do...

Escola Reynaldo Affonso Augustin abre inscrições para segunda turma do curso técnico

A Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin abrirá no dia 9 de junho as inscrições para a segunda turma do curso Técnico em Administração. A...

Últimos dias para se inscrever no Festival Popular da Canção

Os interessados em participar do 6º Festival Popular da Canção têm até este domingo (31/5) para garantir a inscrição. São 50 vagas divididas em...

3º Rodeio Artístico reúne mais de 1,5 mil pessoas

O CTG Rincão das Coxilhas promoveu mais uma grande celebração da cultura gaúcha com a realização do 3º Rodeio Artístico. O evento ocorreu no...