Primeiro “Dia D – Descarte” de 2026 bate recorde em Estrela

O primeiro “Dia D – Descarte” de 2026, ocorreu na manhã de sábado (7/3), em frente à Praça Menna Barreto, no formato drive-thru, e contou novamente com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela.

A iniciativa integra a política municipal de coleta e destinação de resíduos sólidos, oferecendo uma alternativa adequada para o descarte de materiais que não devem ser destinados ao lixo comum. Durante as duas horas e meia de atividade, moradores puderam entregar diferentes tipos de resíduos especiais, como equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros.

Patrícia Link, auxiliar de escritório, apareceu mais de uma vez. Trouxe monitor e dois televisores velhos que estavam em casa de familiares do interior. “Fazer ações pontuais como esta, de vez em quando, em comunidades do interior, trariam grandes resultados”, sugeriu.

Já Valmecir Klabunde mostrou, aos 70 anos, disposição para pensar em uma amanhã mais limpo. “Trouxe tanta coisa que tinha em casa, estragadas e dignas de museu, que não queria jogar no lixo comum. Faço com orgulho a minha parte”, garantiu.

Os irmãos Nicolas e Arthur também ajudaram a mãe a trazer diversos materiais, inclusive garrafões antigos de vinho.

Crédito: Rodrigo Angeli / AI Cacis

Resultados

Os números registrados nesta edição demonstram crescimento significativo na participação da comunidade e no volume de materiais recolhidos. Somados, os resíduos ultrapassam 800 quilos de materiais que terão destinação ambientalmente adequada, evitando impactos negativos ao meio ambiente e contribuindo para o reaproveitamento correto dos componentes.

Foram coletados 120 litros de óleo de cozinha usado; 29,5 quilos de lâmpadas — o equivalente a aproximadamente 200 unidades —, 350 quilos de equipamentos eletrônicos e 320 quilos de vidro. Como comparação, na última edição de 2025 foram 22 litros de óleo de cozinha; 7 quilos de lâmpadas; 60 quilos de vidro e 500 quilos de eletroeletrônicos.

De acordo com a coordenadora da Sala Verde, Luana Hermes, o resultado confirma a evolução do trabalho de conscientização ambiental realizado no município. Outras duas edições do Dia D – Descarte ainda estão previstas para ocorrer ao longo de 2026, em 11/07 e 21/11. “Mas lembramos que as pessoas podem sempre procurar nossos ecopontos, como por exemplo o que possuímos na Antiga Fábrica da Polar onde hoje está localizada a Seplas”, pontua.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Polícia Federal combate esquema de importação ilegal de resíduos no RS

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23/6) a Operação Retorno Paralelo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar na importação...

Colisão entre carro e viatura da Brigada Militar é registrada na BR-386, em Estrela

Uma colisão envolvendo um automóvel GM Celta e uma viatura da Brigada Militar foi registrada na noite desta segunda-feira (22/6), no km 358 da...

Morre Liria Thomas Diersmann, fundadora do Grupo Diersmann

Morreu na manhã desta terça-feira (23/6), no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, a empresária Liria Thomas Diersmann, fundadora do Grupo Diersmann. Ela tinha...

Univates prevê inverno com mais chuva e temperaturas acima da média

O inverno de 2026 começou oficialmente no domingo (21/6) e deve apresentar características diferentes neste ano. A estação deve registrar temperaturas acima da média...