A abertura de empresas em Lajeado está ainda mais rápida. Com a implantação do programa Simplifica Lajeado, 85,5% das inscrições e alterações de empresas no município já ocorrem dentro de um prazo de 24 horas, objetivo do programa. Os trâmites também estão mais simples e objetivos com a edição do Decreto Municipal 10.294, de 24 de julho de 2017, que regulamentou os processos na Central do Empreendedor.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG) acompanha os indicadores desde maio deste ano, sendo que o Simplifica Lajeado foi apresentado no dia 3 de julho, quando teve início o processo de aceleração dos registros.
Para reduzir o tempo necessário para inscrever a empresa, o processo foi mapeado pela equipe da Central do Empreendedor da SEDETAG, que conta também com servidores das pastas do Meio Ambiente, Planejamento, Fazenda e Saúde (Vigilância Sanitária). Também funciona desde julho, na Central do Empreendedor, o Escritório Regional da Junta Comercial. Assim, o atendimento ao empreendedor ocorre em um único lugar, evitando a necessidade de deslocamentos entre mais de um endereço para se obter informações e fazer a abertura ou alteração de empresas.


