A Secretaria da Saúde (Sesa) começará na próxima semana a produzir próteses dentárias através do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, o projeto beneficiará 45 pessoas mensalmente. Os primeiros pacientes, que já passaram por consulta odontológico nos postos de saúde, farão a moldagem das próteses na próxima semana e devem recebê-las em cerca de 3 semanas. A contrapartida de recursos financeiros será realizada pela Prefeitura de Lajeado.
Para receber o benefício, os interessados devem primeiramente procurar o dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para realizar uma avaliação odontológica. Terão prioridade pessoas que não possuem as próteses dentárias, sendo também levada em consideração a situação socioeconômica. Esta avaliação será realizada em conjunto entre a equipe odontológica e os Agentes Comunitários de Saúde. Após passar pela consulta e serem aprovadas as condições para recebimento do aparelho, as pessoas serão encaminhada para realizar a moldagem das prótesesno Centro Especializado Odontológico (CEO).
“Esta é a primeira vez que Lajeado disponibiliza próteses dentárias gratuitamente. Primeiramente, nosso foco é atender quem realmente precisa deste atendimento odontológico. De acordo com a nossa demanda e recursos financeiros, pretendemos aumentar a disponibilidade para cerca de 80 próteses dentárias por mês”, Renata Soletti, dentista da Sesa.