As onze Escolas Municipais de Educação Infantil de Estrela retomam o atendimento às crianças no próximo dia 5 de fevereiro. Durante o mês de janeiro estiveram em recesso, período no qual a Secretaria de Educação realizou melhorias e reformas nos estabelecimentos. As equipes diretivas e funcionários, no entanto, retornam às atividades em 1º de fevereiro. Nesta data e no dia 2 os profissionais vão realizar reuniões pedagógicas e organizar o espaço escolar para receber os alunos e famílias.
As escolas de Educação Infantil de Estrela, de acordo com o secretário Marcelo Mallmann, estão com 1.511 crianças matriculadas. Para este ano, segundo ele, o Governo Municipal projeta a abertura de duas novas Emeis, no Bairro Moinhos e em Arroio do Ouro, por meio de uma modalidade de parceria público-privada.
Conforme Mallmann, a rede municipal – incluindo Emeis e Escolas de Ensino Fundamental, vão receber 240 novos alunos. A Smed, mesmo com o corte dos recursos do governo federal para o atendimento no turno inverso, vai manter o serviço, atendendo mais de 600 crianças com recursos próprios. O turno inverso funciona nas escolas Pedro Jorge Schmidt (Delfina), Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Auxiliadora), Odilo Afonso Thomé (Imigrantes), Ruth Markus Huber (Boa União), José Bonifácio (Costão) e Arnaldo Diehl (Linha Lenz).
Nas nove escolas de Ensino Fundamental os professores retornam às atividades em 16 de fevereiro. Nesta data e nos dias 19 e 20 ocorrerão atividades de formação e organização para preparar o início do ano letivo. Os 2.049 alunos matriculados voltam às aulas em 21 de fevereiro.