Teutônia assinou, na tarde desta quarta-feira (07/03) um convênio com o Governo do Estado que ampliará a vigilância e os trabalhos de segurança no município.
É o Sistema de Segurança Integrado com Municípios (SIM/RS), que permitirá uma parceria com a Brigada Militar para o monitoramento, por meio de câmeras que serão instaladas em breve na cidade. O próximo passo será a instalação das câmeras de monitoramento. Um processo licitatório será aberto para a realização deste serviço.
Teutônia é o 155º município a aderir ao SIM. Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, a integração entre os órgãos das diferentes esferas permite que sejam intensificadas as estratégias contra o crime. “Estamos dando um grande passo com a adesão de tantos municípios ao sistema. Com isso, poderemos criar uma rede integrada com as forças policiais de todas as regiões, agilizando e otimizando as ações contra a criminalidade”, observou.
O prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup destacou ainda a parceria com o Estado. “É uma ação que vem ao encontro das necessidades do município, principalmente para reforçar o monitoramento nas fronteiras, garantindo assim uma sensação maior de segurança à população”, enfatizou.
Conheça o SIM/RS
O SIM foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no RS. Está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.