Projetos da Consulta Popular poderão beneficiar Teutônia

Votação ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho. Opção 4 da cédula de votação, se estiver entre as quatro  mais eleitas no Vale do Taquari, destinará recursos ao Hospital Ouro Branco. Já a opção 2 destinará recursos para a aquisição de equipamentos para Polícia Civil

1543
Hospital poderá ser beneficiado através da Consulta Popular/Crédito da foto: Matheus Prates/Divulgação

Nos dias 26, 27 e 28 de junho ocorre mais uma edição da Consulta Popular. Através dela, a população pode eleger as prioridades de investimentos dos recursos destinados pelo Estado ao Vale do Taquari. Cada eleitor pode votar em uma das 10 opções disponíveis na cédula de votação, cuja área que entender como prioritária. Este ano, dois projetos, se eleitos como prioritários, beneficiarão diretamente o município de Teutônia. No entanto, para que o município possa receber este recurso, é necessário que 5% dos eleitores do município, ou seja, em torno de 1.500 pessoas participem da Consulta Popular.

A opção 4 (SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS), se estiver entre as quatro mais votadas no Vale do Taquari, destinará recursos ao Hospital Ouro Branco. Conforme o diretor-executivo da casa de saúde, André Lagemann, o recurso será aplicado em melhorias no hospital. “Com a Consulta Popular, a população não precisará desembolsar nenhum valor para ajudar o hospital”, frisa.

O recurso, se vindo ao hospital, será investido na implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndios. “Nosso prédio é antigo e, com as mudanças na legislação, inúmeras adequações se tornaram necessárias. Com o recurso de 2015 da Consulta Popular, adquirimos os materiais necessários para o PPCI. Agora precisamos de recursos para contratar a mão de obra que fará a instalação destes materiais”, explica Lagemann. Outra necessidade que poderá ser atendida é a instalação do sistema de para-raios.

Já a opção 2 (SSP – Reaparelhamento dos órgãos de segurança), visa a aquisição de viaturas de resgate para os Corpos de Bombeiros de Estrela e Lajeado, bem como a aquisição de equipamentos para a Polícia Civil. Se esta opção estiver entre as mais votadas do Vale, Teutônia, da mesma forma, será beneficiada. Além destas, há mais seis projetos de outras áreas que poderão ser votados na cédula de votação da Consulta da Popular.

A Administração Municipal pede à população que participe da Consulta Popular e sugere o voto nas opções 2 ou 4. “Com a Consulta Popular, podemos ajudar nosso hospital, auxiliar na aquisição de novos equipamentos à Polícia Civil, entre outras áreas. O valor do investimento já está disponível para o Vale do Taquari. Cabe a nós fazer a nossa parte, elegendo as prioridades deste investimento”, coloca o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, que está coordenando a votação em Teutônia.

Pelo Vale do Taquari, os quatro projetos que obtiverem mais votos receberão os recursos do Estado. Cada projeto receberá, aproximadamente, R$ 630.000,00. No caso da saúde, se eleita como prioritária, por exemplo, os R$ 630.000,00 serão divididos entre os hospitais das cidades da região que atingiram os 5% do eleitorado.

Cédula de votação da Consulta Popular 2018 (Clique para ampliar a imagem)

Formas de votação

Este ano, existem três formas de votação:

> Pelo site www.consultapopular.rs.gov.br – votação das 7h do dia 26/06 até às 23h59min do dia 28/06;

> Pelas urnas disponibilizadas pelo Codevat (aplicativo offline) – votação a partir das 7h do dia 26/06 até às 23h59min do dia 27/06. No Hospital Ouro Branco, há quatro pessoas cadastradas com o aplicativo e que estarão coletando os votos. Na Prefeitura, votação por aplicativo poderá ser feita na Secretaria de Planejamento;

> Votação por SMS (gratuito)mandar um SMS para 27902 com a sequência RSVOTO#títulodeeleitor#nº da proposta – votação das 7h do dia 26/06 até às 23h59min do dia 28/06.

- publicidade -