CRAS do Bairro Planalto não terá atendimento ao público nesta sexta-feira em Lajeado

710

Nesta sexta-feira (12/04) os servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Centro e Planalto, setores vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) da prefeitura de Lajeado, vão realizar um treinamento sobre Cadastro Único. Em função disso, nesta sexta-feira (12/04), o CRAS Planalto estará fechado. Já o CRAS Centro atenderá normalmente com os agendamentos na recepção. O treinamento ocorrerá nas dependências do CRAS Centro, a partir das 8h.


Conforme a coordenadora do CRAS Planalto, Kelly Silveira, a capacitação é voltada aos profissionais dos dois CRAS do município que realizam a entrevista e digitação no sistema do Cadastro Único. O curso será ministrado pelos servidores que participaram do evento estadual de Capacitação para Instrutores e Entrevistadores do Cadastro Único, em Porto Alegre, em setembro de 2018. “Os profissionais que participaram ano passado serão os multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para os colegas”, explica Kelly.

Kelly ressalta a importância de qualificar os serviços prestados no CRAS às famílias de baixa renda. Ainda, será um momento para os servidores envolvidos no Cadastro Único nivelarem os seus conhecimentos, trocarem experiências e esclarecerem dúvidas, garantindo que o procedimento da entrevista ocorra de forma igual nos dois CRAS. “O Cadastro Único facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que melhoram suas condições de vida. A tarefa do entrevistador é das mais importantes pois ele contribui para a melhoria das condições de vida e participa da construção dessa ponte entre família e Estado. Para desempenhar essa função, o entrevistador deve ser capacitado”, conta Kelly.

O que é o Cadastro Único

– É um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda

– É utilizado para mapeamento das necessidades da população de baixa renda e o acompanhamento da melhoria da vida dessas famílias

– É a porta de entrada para programas sociais, que usam os dados cadastrais para selecionar seus beneficiários em âmbito federal, estadual e municipal

– O Cadastro Único foi criado em 2001, regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 2007, com sua gestão disciplinada pela Portaria MDS nº 177, de 2011.

- publicidade -