Estrela vai receber Força Tática da Brigada Militar

1155
Sede do 40º BPM em Estrela

Às 11h da manhã desta quinta-feira (29/08), o 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Estrela, terá oficializada a criação de uma Força Tática da Brigada Militar (BM), que corresponde ao antigo POE. O ato será junto ao Salão do Júri do Fórum de Estrela, pois o Poder Judiciário é um dos grandes parceiros das forças de segurança, a partir da destinação de armamentos recentemente apreendidos.

A Força Tática do 40º BPM deve ser anunciada pelo comandante do CRPO Vale do Taquari, o tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya. Inicialmente, a guarnição será formada por quatro policiais militares, que também receberão reforço de dois fuzis 556. O grupo atuará em todo o território compreendido pelo batalhão; isto inclui a 1ª Cia em Estrela, 2ª Cia em Teutônia e 3ª Cia em Taquari.

A criação da Força Tática garante uma melhora no policiamento ostensivo preventivo da BM. Com isso, Estrela ficará muito bem dotada de uma unidade especial para para operações de alta complexidade. “É um avanço. É menos do que gostaríamos, menos do que se merecia, mas é mais do que poderíamos colocar de imediato”, avaliam os organizadores da ação.

O reforço na área faz parte de uma das ações da organização denominada Ipê Amarelo. “O Instituto Ipê Amarelo está funcionando na conexão entre as polícias e os órgãos de segurança, visando canais para investir em segurança pública da região. É uma grande iniciativa da juíza Caren Letícia Castro Pereira, da 2ª Vara de Estrela”, observam.

Outras ações na Segurança Pública

Além da criação da Força Tática em Estrela, também haverá a entrega de quatro fuzis 762 para a Força Tática do 22º BPM (Lajeado) e de 17 carregadores Glock para 9mm que serão destinados à 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com sede em Lajeado.

Ainda está em processo de oficialização a criação de uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com sede em Lajeado e atuação no Vale do Taquari.

Saiba mais sobre o Ipê Amarelo

O Instituto Cultural Ipê-Amarelo/Vale do Taquari, fundado em 04 de julho de 2019, tem a presidência de André Kielling. É composto por entidades públicas e privadas da área de segurança, Ministério Público, Poder Judiciário, Executivo, Legislativo, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos da região.

- publicidade -