Univates fecha parceria com Minuano para oferta de cursos pelo Programa Jovem Aprendiz

Três cursos serão oferecidos em 2020

599

Em março de 2020 deve entrar em funcionamento o Programa Jovem Aprendiz Univates. Serão oferecidos três cursos de formação profissional: Assistente Administrativo, Operador de Sistemas de Computador e Mecânico de Manutenção de Máquinas. As formações são  voltadas a adolescentes e jovens contratados como aprendizes pelas empresas parceiras e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio.

Um dos parceiros que aderiram ao programa é a Cia Minuano de Alimentos. Para a Analista de RH e Desenvolvimento Organizacional da empresa, Adriana Suhre, a Minuano não teve dúvidas em fechar a parceria. “A Minuano entende e conhece a seriedade da instituição, como também visa à qualidade da metodologia de ensino para a profissionalização e a capacitação dos jovens que estarão ingressando no mercado de trabalho”, comenta a analista.

Para ela, a Minuano busca o Jovem Aprendiz como forma de inclusão. “Promover a inclusão social por meio de qualificação profissional é o objetivo do Programa Jovem Aprendiz Minuano. Ele é voltado para a preparação e a inserção de jovens no mundo do trabalho por meio de um processo de aprendizagem que desenvolve o jovem na medida em que ele adquire novos conhecimentos, competências e comportamentos”, avalia Adriana. Conforme explica a administradora, para a Cia Minuano de Alimentos, esse programa é de fundamental importância. “Quando bem alinhado, ou seja, quando a gestão é compartilhada: pais, empresa, instituição formadora e escola trabalham em sintonia, essa aprendizagem pode ser realmente enriquecedora para que esses jovens possam construir seus percursos profissionais”, analisa.

De acordo com a professora Renata Gonzatti, o Jovem Aprendiz é uma política pública nacional, instituída com o objetivo de oportunizar aos jovens experiência profissional, de forma protegida, ao mesmo tempo em que proporciona formação profissional. “Trata-se de um oportunidade diferenciada de acesso ao primeiro emprego, que sabemos ser mais difícil para os jovens por não terem experiência”. Para o início das atividades serão ofertadas 25 vagas por curso. “Estamos construindo novas parcerias para o preenchimento das vagas, para darmos início ao programa. Várias empresas manifestaram interesse em conhecê-lo, o que nos deixa muito otimistas quanto à sua implementação neste ano de 2020”.

O Programa Jovem Aprendiz Univates prevê a formação profissional nas dependências da Universidade, enquanto a prática ocorre nas empresas parceiras, de forma alternada. Para participar do Programa Jovem Aprendiz Univates, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, que serão responsáveis pela seleção dos aprendizes, sua contratação e inscrição nos cursos. Renata explica que as empresas são as responsáveis pela seleção e contratação dos aprendizes e após os matriculam nos cursos de formação técnico-profissional.  

Empresas interessadas em participar do Programa Jovem Aprendiz Univates podem contatar o Centro de Educação Profissional (CEP) da Instituição pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail [email protected]

Saiba mais 

O programa oferece uma perspectiva de formação profissional para os jovens ao mesmo tempo em que favorece o exercício da prática profissional. Foi criado com o intuito de inserir os jovens, de forma protegida, no mundo do trabalho, enfrentando um dos desafios das políticas públicas, que é a inserção dos jovens em empregos formais.

- publicidade -