Nesta sexta-feira (10/01), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado (COMDICA) realizará a cerimônia de diplomação e posse dos cinco novos Conselheiros Tutelares de Lajeado que atuarão na gestão 2020/2024. O evento, que é aberto à comunidade, acontecerá no Salão de Eventos da Prefeitura, a partir das 10h.
Após passarem por diversas etapas, como exame de conhecimentos, campanha eleitoral, eleições e capacitação junto ao Ministério Público sobre legislação e funções do conselheiro, foi homologado o resultado das eleições do processo seletivo para escolha dos novos Conselheiros Tutelares, conforme o Edital COMDICA nº 011, de 30 de outubro de 2019. A publicação no Diário Oficial pode ser conferida clicando aqui.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os Conselheiros Tutelares têm como função fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de realizar ações preventivas. A função de conselheiro é de dedicação exclusiva, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Fora do horário de funcionamento da sede do Conselho Tutelar, há plantão dos Conselheiros Tutelares, conforme dispõe o Regimento Interno.
Quem são os novos Conselheiros Tutelares de Lajeado:
Ana Paula Wolff, 29 anos. Estudante de Serviço Social, atuou como estagiária no CREAS do município de Estrela.
Clebes Joal Saraiva da Silva, 44 anos. Atuou como voluntário e líder ministério infantil na Igreja Internacional da Graça.
Márcia Inês Blum, 59 anos. Atuou como conselheira tutelar no período de 2001 à 2007.
Maria Aparecida Domingues Leivas Müller, 62 anos. Conselheira tutelar reeleita.
Marino Luiz Barcé, 64 anos. Conselheiro tutelar reeleito.