Segundo caso de Coronavírus é confirmado via teste rápido em Teutônia, e aguarda confirmação do Lacen

4747
Crédito: reprodução

Teutônia confirmou seu segundo caso de Covid-19 por meio de teste rápido. Trata-se de uma mulher de 23 anos que deu entrada no Hospital Ouro Branco nesta terça-feira (21/04). A paciente tem histórico de asma brônquica e apresentava sintomas gripais pregressos e dispneia. Ela foi internada na unidade de isolamento Covid-19 e está tomando medicações específicas, além de oxigênio complementar, mas sem necessidade de respirador.

Após a confirmação via teste rápido, foi feita a coleta de material para exame PCR e aguarda-se a confirmação pelo Lacen, de Porto Alegre. Se confirmado, será o segundo caso positivo de Covid-19 em Teutônia. O primeiro caso é de uma mulher de 49 anos, que recebeu alta hospital no domingo (19/04) e segue em isolamento domiciliar. A confirmação pelo Lacen, neste caso, aconteceu no mesmo dia da confirmação via teste rápido, no dia 13 deste mês.

Teutônia ainda tem 97 casos suspeitos notificados à Vigilância Epidemiológica, acompanhados em domicílio. Os casos suspeitos são de pessoas que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento residencial, recebendo acompanhamento constante das equipes de saúde para verificar a evolução dos sintomas. Este número não leva conta os familiares.

Vale ressaltar que o descumprimento das medidas de isolamento por parte das pessoas com suspeitas de Covid-19 acompanhadas em domicílio acarretará na responsabilização legal, conforme prevê portaria do Governo Federal, sendo a autoridade policial e Ministério Público informados sobre este descumprimento. Também é importante salientar que, conforme o novo Protocolo do Ministério da Saúde, pessoas com síndrome gripal são suspeitas para o Covid-19 e por isso são colocadas em isolamento, mas só são feitos testes nos pacientes hospitalizados.

Diante do aumento progressivo de casos suspeitos e confirmados na região, solicita-se que as pessoas continuem adotando as medidas protetivas e de higienização, além de sair de casa somente em casos de extrema necessidade e evitando aglomerações. Também recomenda-se o uso da máscara de tecido ao sair de casa.

- publicidade -