Candidatos de Teutônia abrem os debates eleitorais neste domingo

1340
Candidatos participarão de debate no domingo (27) / Crédito da foto: Ana Luiza Käfer

O Grupo Popular de Comunicação inicia neste domingo a jornada de debates eleitorais de 2020. E o cronograma de debates com os candidatos a prefeito e vice de Teutônia. Devem participar as três chapas que concorrem à majoritária no município: Ariberto Magedanz (PP) e Keetlen Link (MDB); Celso Aloísio Forneck (PDT) e Aline Röhrig Kohl (Cidadania); e Jonatan Brönstrup (PSDB) e Valdir Oliveira do Amaral “Dirinho” (PSD). O debate inicia às 08h e deve se estender até às 10h. A transmissão ocorre pela rádio Popular 96,9, que, além do rádio, pode ser ouvida pelo site popular.fm.br ou pelo aplicativo do Grupo Popular. Além disso, este ano, a novidade são as transmissões ao vivo (live) no YouTube da Popular FM. Além de ouvir os candidatos, o público poderá vê-los.

Ariberto Magedanz (PP) e Keetlen Link (MDB) / Crédito da foto: Ana Luiza Käfer
Celso Forneck (PDT) e Aline Röhrig Kohl (Cidadania) / Crédito da foto: Ana Luiza Käfer
Jonatan Brönstrup (PSDB) e Valdir Oliveira do Amaral “Dirinho” (PSD) / Crédito da foto: Ana Luiza Käfer

Outra novidade é o local onde serão realizados os debates. Antes, tradicionalmente, ocorriam no estúdio da Popular FM. Este ano, em razão da necessidade de manter cuidados sanitários e de distanciamento, eles serão realizados no auditório central do Colégio Teutônia. Apenas o último (12/11) debate e momentos de entrevistas exclusivos de Teutônia acontecerão na sede do Grupo Popular. Para manter a segurança, também será limitado o número de pessoas no ambiente. Cada coligação poderá levar, além dos dois candidatos, mais um assessor. As aglomerações no lado externo ao local do debate também estão proibidas. Em anos anteriores já existia esta orientação para evitar conflitos.

Debate propositivo

A proposta do Grupo Popular para este ano é proporcionar um debate mais propositivo, em que os candidatos possam, de fato, apresentar suas propostas, ideias e planos de governo para a comunidade. Pensando nisso, o formato do debate também teve alterações. Nos anos anteriores, a maior parte do debate, praticamente todos os blocos, era composta por questionamentos entre os candidatos. Para este ano, essas questões foram reduzidas em cerca de um terço. Agora, os candidatos vão responder perguntas pré-definidas que serão sorteadas no dia do debate. Para todos os municípios participantes, 25 perguntas serão as mesmas. Teutônia ainda terá sete perguntas elaboradas especialmente para a cidade, totalizando 32. Também estão proibidos os ataques e ofensas pessoais.

Como será o debate de Teutônia

O debate iniciará com a apresentação de cada um dos três candidatos. Após a apresentação dos candidatos a prefeito e vice, seguirão seis perguntas sorteadas que serão respondidas por todos os candidatos a prefeito no tempo de dois minutos, ao longo de dois blocos. No terceiro e quatro bloco, eles poderão elaborar perguntas e responder entre si. Ao todo, serão doze perguntas com um minuto e meio para resposta, quarenta segundos para réplica e 20 segundos para a tréplica. Após, haverá considerações finais de cada prefeito no tempo de um minuto, totalizando 115 minutos de debate.

Neste domingo, os candidatos a vice-prefeito também poderão realizar sua apresentação, porém, não responderão questões. Os debates em Teutônia possuem alguns diferenciais em relação aos debates de outros municípios com três chapas.

No caso de um candidato a prefeito ou a vice não comparecer ao debate, seu direito de apresentação é eliminado e passa a vez para o próximo candidato. Não poderá, o outro integrante da chapa, intervir na resposta em lugar do ausente. No caso, se um candidato a prefeito não comparecer, o vice não poderá responder por ele e vice-versa.

Quando? Domingo (27/09)

Qual horário? 08h às 10h

Onde acompanhar?

  • Popular FM 96,9
  • popular.fm.br
  • App do Grupo Popular
  • YouTube da Popular FM (live)
- publicidade -