Depois de quase um ano, Westfália retornará às aulas de forma presencial na próxima quarta-feira, dia 17 de novembro. As escolas da rede municipal de ensino estão prontas para receber os estudantes e atenderão a todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), incluindo o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção, a medição da temperatura corporal e uso frequente de álcool em gel.
Nesta semana, os quatro educandários tiveram recepção especial aos professores e funcionários, com momentos de reflexão, e reuniões de planejamento e de troca de ideias. O quadro pedagógico também deixou as salas preparadas para receber aos estudantes no retorno, com momentos especiais de acolhida.
Para a volta às aulas, escolas e turmas passaram por readequações para permitir as aulas presenciais. O retorno será em turno único: séries finais (6º a 9º Ano) no turno da manhã, das 7h15min às 11h45min, e Educação Infantil e séries iniciais (1º a 5º Ano) no turno da tarde, das 13 horas às 17h25min. O turno inverso, por sua vez, ainda não retornará.
No transporte escolar, os primeiros dias de retorno às escolas serão de adaptação. Nesse sentido, solicita-se que as crianças estejam nos pontos de parada mais cedo, pois não há como precisar o horário de passagem. Pais ainda podem optar por levar as crianças diretamente à escola, evitando, desta forma, mais um local de exposição das crianças e jovens.
A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, deseja aos professores e alunos um excelente retorno às aulas. “Solicitamos aos pais que conversem com seus filhos, no sentido de observar as recomendações, fazendo o uso da máscara, passando o álcool em gel e respeitando o distanciamento, para que possamos seguir com as aulas presenciais, sem transtornos”, enalteceu Elisangela.
São quatro as escolas que retornam de forma presencial
A rede municipal de ensino de Westfália conta com quatro escolas:
– Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, de Linha Frank, com a direção da professora Cátia Rex Brune;
– EMEF Olavo Bilac, de Linha Berlim, com a direção da professora Daniela Eidelwein;
– EMEF Rio Branco, de Linha Paissandu, com a direção da professora Inês von Mühlen;
– EMEF Vila Schmidt, do Centro, com a direção da professora Viviane Brune, coordenação pedagógica da professora Tatiani Richter, e orientação educacional da professora Rosvita Ahlert.
Na EMEF Rio Branco, a quinta-feira foi de reunião de planejamento Em Linha Frank, professoras e funcionária da EMEF Bandeirantes tiveram atividade especial na Igreja Sião, que contou com a participação da pastora Silvane Frank
Crédito das fotos: Paloma Driemeyer Valandro / AI