Diretor do Colégio Teutônia fala dos desafios da retomada das aulas presenciais

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto conversou também com o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, na manhã desta quinta-feira (29/4). Jonas falou sobre os desafios do ensino durante a pandemia.

Hoje o Colégio Teutônia retoma suas atividades presenciais integralmente, conforme possibilidade a partir da publicação do último decreto pelo Governador do Estado. O diretor considera uma data especial, já que a instituição voltou a ter o seu papel, promovendo vidas através do conhecimento. Ele comenta a alegria que famílias, estudantes, professores e funcionários sentem no dia de hoje. Pontua o aspecto da humanização, que profissionais da área da educação acompanham desde a sua formação, e é algo muito singular.

Conforme o diretor, as decisões do governo do Estado e ora de ordem jurídica, que impediam a possibilidade das aulas, remetiam à frustração de crianças, jovens e adultos que precisam do espaço escolar para sua aprendizagem cognitiva, como também o desenvolvimento de outras habilidades e competências, que considera extremamente necessárias.

A instituição estava preparada para continuar com as aulas de forma presencial em qualquer circunstância da pandemia, mas diante do cenário que se apresentou neste ano, em que se via a falta de assistência médica, entendeu-se a necessidade de parar com as mesmas. Com os novos números que vêm se apresentando, trabalhou-se o retorno das atividades seguindo protocolos.

O Colégio, através de uma avaliação, em um primeiro momento decidiu voltar com as atividades de forma escalonada em algumas turmas e de forma integral em outras, diferenças que são detalhadas pelo diretor.

Jonas comenta sobre as aulas virtualizadas que os estudantes da instituição possuíam, recebendo um planejamento diário elaborado pelos professores e seus resultados. Informou que as famílias que optarem por permanecer na modalidade de estudos à distância serão respeitadas. Ressaltou a importância de toda comunidade continuar cumprindo os protocolos para que se possa manter as instituições de ensino abertas.

O diretor traz pontos sobre a importância das aulas presenciais nas escolas, principalmente para as crianças, que desenvolvem diversas habilidades que posteriormente se tornam competências. Diante disso, ele enfatiza que é preciso trabalhar as convivências, o olho no olho, o tratamento cordial, que são demonstradas ao longo de toda a vida da criança, que se tornará um adulto. “A gente aprende a ser gente, com gente”, finaliza Jonas.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

Convidado: Diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert
Data: 29/04
Assuntos:
– Retorno das atividades presenciais no Colégio Teutônia;
– Aulas virtualizadas;
– Importância das aulas presenciais;
– Desenvolvimento das convivências;

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Colisão entre carros é registrada na Rota do Sol, em Boa Vista do Sul

Uma colisão entre dois automóveis foi registrada por volta das 17h desta quarta-feira (24/6), no km 82 da RSC-453, a Rota do Sol, em...

Estrada Geral Garibaldi terá trânsito totalmente bloqueado entre Imigrante e Boa Vista do Sul

A Prefeitura de Imigrante informou que o trânsito na Estrada Geral Garibaldi será totalmente interrompido entre a tarde desta quinta-feira (25/6) e o meio-dia...

Polícia Civil prende condenado por homicídio em Soledade

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (24/6), um homem de 38 anos condenado pelo crime de homicídio em Soledade. A prisão foi realizada...

Terra Forte entrega primeiros cartões a beneficiários de Fazenda Vilanova

Os primeiros cartões do Programa Operação Terra Forte foram entregues nesta segunda-feira (22/6) aos agricultores de Fazenda Vilanova No municipio, 14 agricultores familiares foram...