Workshop sobre comunicação abre programação da Semana Acadêmica do Colégio Teutônia

825
Jornalista Luciana Brune palestrou sobre “Comunicação como aliada para o sucesso profissional” / Créditos da foto: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

O workshop “Comunicação como aliada para o sucesso profissional”, com a jornalista Luciana Brune, abriu a programação da Semana Acadêmica do Colégio Teutônia na noite desta terça-feira (21/9). Respeitando os protocolos de saúde em tempos de pandemia, o evento reuniu estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica no Auditório Central.

Nas boas-vindas, os coordenadores Mauro de Oliveira e Cristiana Terra valorizaram a diversidade de temas a serem abordados ao longo do evento, contribuindo para a formação pessoal e profissional dos estudantes.

O diretor do CT, Jonas Rückert, igualmente enalteceu as ações do educandário na promoção do conhecimento. “O que o mercado de trabalho espera de egressos da Educação Profissional? O que mais ouvimos é: gente que goste de gente. E isso está no DNA de caráter humanizado e formativo do CT, com propostas diferenciadas, oportunizando vivências para fazer diferente e melhor.”

Capacidade de comunicação como diferencial

Luciana tratou o tema comunicação e oratória, empreendedorismo e posicionamento nas redes sociais. Propôs reflexões, lançando desafios e realizando exercícios práticos com os estudantes. “A capacidade de comunicação é um grande diferencial em qualquer carreira. Praticamente todos os profissionais precisam se comunicar com o público, e muitos almejam ou necessitam empreender. Em tempos de posicionamento nas redes sociais, o impacto da comunicação é ainda maior, e esse pode ser positivo ou negativo”, frisou.

Usando a própria caminhada como exemplo, a jornalista falou da evolução pessoal. “De estudante tímida, que aspirava ser diferente e tinha o desejo de expor seu conhecimento e opiniões, fui me tornando profissional da comunicação, hoje referência naquilo que era uma das minhas dificuldades: superar o medo de falar em público. Força de vontade, prática diária e aproveitar todas as oportunidades de comunicação e interação fazem a diferença na minha carreira ainda hoje. Isso abre inúmeras portas, como a possibilidade de compartilhar conhecimento nesta instituição tão reconhecida”, valorizou Luciana.

Além de estimar o tom de voz e a expressão corporal, a palestrante ainda apresentou sugestões para vencer o medo e a ansiedade: nosso corpo fala, mesmo sem autorização; tom de voz e expressão corporal impactam mais do que as palavras; treine, treine muito; leituras, de diferentes tipos, são fundamentais para ampliar vocabulário e desenvolver o conhecimento para melhorar a habilidade na hora de falar de improviso; leia em voz alta e não esqueça de interpretar o texto, leia como se estivesse conversando com a plateia; e se o discurso for decisivo, planeje sua fala e treine até se sentir seguro.

Programação

A programação da Semana Acadêmica do Colégio Teutônia segue nesta semana. Ontem (22/9), no Miniauditório aconteceu o painel “Cenário da qualificação profissional”, com os painelistas Ariete Mocellin e Maciel Prediger. Estudantes do Técnico em Agropecuária participaram da palestra “Tecnologia e inovação na agropecuária”, com Vinícius Cunha e Werner Santos, no Auditório Central.

Já nesta quinta-feira (23/9), às 19h30, haverá a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso destaques da Educação Profissional do CT.

- publicidade -