Curso de Danças Gaúchas de Salão encerra com formatura e fandango, em Poço das Antas

Oito casais concluíram formação que evidencia o tradicionalismo gaúcho

1378
No total, oito casais concluíram os 10 encontros e receberam seus certificados / Crédito da foto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas / Divulgação

No sábado (11/12), ocorreu na Sociedade Esperança, em Poço das Antas, o evento de encerramento e formatura do Curso de Danças Gaúchas de Salão. A atividade, ofertada pela Administração Municipal de Poço das Antas através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, teve como objetivo potencializar o tradicionalismo gaúcho no Município, especialmente através da dança e seus ritmos, como também proporcionar um momento de conhecimento, aprendizado e encontro comunitário. 

O curso foi coordenado pelo professor Diego de Oliveira, graduado e pós graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com formação como instrutor de Danças Gaúchas de Salão pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Com início em 5 de outubro desse ano, oito casais concluíram o total de 10 encontros e receberam o seu certificado de participação e conclusão da atividade no último sábado. O curso ofertado em Poço das Antas teve a sua estrutura baseada no Compêndio Técnico e Ilustrado de Danças Gaúchas de Salão, que atende a um total de nove ritmos, todos explorados durante os encontros, sendo eles: milonga, chamamé, valsa, bugio, rancheira, xote, vaneira, vanerão e polka.

O evento iniciou com o pronunciamento do professor Diego, que agradeceu a receptividade e ressaltou a dedicação do grupo de formandos. Elogiando a Administração Municipal pela iniciativa, Oliveira desejou que a valorização da cultura gaúcha permaneça e proporcione bons frutos em Poço das Antas. Na sequência, a prefeita Vânia Brackmann (PDT) destacou que uma das intenções da gestão municipal é proporcionar programações e atividades que valorizem a cultura do Rio Grande do Sul, tal qual já foi a Cavalgada de Poço das Antas, ocorrida em setembro, e agora o encerramento do Curso de Danças Gaúchas de Salão. Segundo a chefe do Poder Executivo, esse tipo de iniciativa é o pontapé inicial para, num futuro breve, formalizar uma entidade tradicionalista no Município que proporcione a aproximação da cultura gaúcha da comunidade de forma que isso perpasse o desenvolvimento de valores, do respeito e os ideais de responsabilidade, principalmente entre crianças e jovens.

A parte cultural da programação contou com uma apresentação solo do professor Diego de Oliveira e sua prenda, Daiana Dickel, que abriram a pista com uma milonga e um chamamé. Na sequência, os poçoantenses concluintes do curso também apresentaram três danças: uma milonga, um bugio e uma vaneira. Após mostrarem para a comunidade o aprendizado obtido nesses 10 encontros, foi hora de receber o certificado das mãos do instrutor e da prefeita municipal. O evento seguiu com janta e posterior fandango com o Grupo Luz de Candieiro.

- publicidade -