Campanha visa à prevenção ao uso de drogas

1963
Novos banners e cartazes foram lançados/Crédito da imagem: Divulgação

Na semana do Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e o programa “A vida nas suas mãos”, lança uma nova campanha de prevenção ao uso.

O foco dos novos banners itinerantes vai além do usuário de drogas, conforme a coordenadora do programa, Rosáli Giacobbo Fantinel. “É um tema de difícil discussão, por isso queremos estimular a consciência de familiares, amigos e conhecidos de quem faz uso das substâncias. Queremos que essas pessoas se perguntem como podem ajudar os dependentes”, explica.

Reforçando a importância da prevenção ante o tratamento, a ideia é que os banners percorram diferentes pontos do município, em repartições públicas, empresas e serviços.

O programa “A vida nas suas mãos” oferece atendimento diário no acolhimento e tratamento psicoterápico e/ou psiquiátrico de usuários de drogas, com profissionais de Psicologia, Psiquiatria e Assistência Social. O atendimento funciona no segundo piso do Posto de Saúde Central e é direcionado a adolescentes e adultos.

Conforme Rosáli, os fatores que estimulam o ingresso no uso de tóxicos são os mais diversos. “Muitos entram por curiosidade, sem ter noção das consequências que podem gerar, tornando-se uma doença – e como tal, ela deve ser tratada”, explica.

A recomendação aos pais de adolescentes é que se aproximem dos filhos, proporcionando atividades prazerosas desvinculadas de substâncias estimulantes, já que o consumo de drogas é motivado pela busca ao prazer e fuga da realidade. “Não se pode permitir que essas pessoas cheguem ao ponto de perder o caráter e cair na criminalidade”, afirma a coordenadora do programa.

Fonte: AI Garibaldi

- publicidade -