Postos abrem no sábado para vacinação do HPV

1010
Doses são para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos

Neste sábado, 15 de julho, acontece o Dia D de vacinação contra o HPV em Teutônia. Assim, todas as unidades básicas de saúde – com exceção dos postos de saúde do Bairro Alesgut e Boa Vista – estarão atendendo no horário das 8 às 12 horas para aplicação da prevenção.
Desde janeiro deste ano, o Ministério da Saúde inclui no Calendário Nacional de Vacinação a vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano, popularmente conhecido por HPV. As doses são destinadas as meninas de 9 a 14 anos e aos meninos de 11 a 14 anos. O objetivo da vacinação contra o HPV é reduzir, futuramente, os casos de câncer de colo de útero nas mulheres e proteger os meninos contra verrugas e ao câncer na genitália, doenças diretamente relacionadas ao HPV.
Para poder receber a vacina é exigido a apresentação da carteira de vacinação, do cartão SUS e de um documento de identificação do adolescente.
Além da vacina contra o HPV, em 2017 ainda foi introduzida no calendário vacinal a prevenção contra a meningite tipo C, a forma mais grave da doença. Estas doses estão disponíveis aos adolescentes de 12 e 13 anos.

- publicidade -