Teutônia registrou “neve granular” nesta segunda

3431
Neve granulada dissipou-se rapidamente

A previsão dos institutos de meteorologia era de neve e chuva congelada em várias regiões gaúchas para esta segunda-feira (17/07). Em Teutônia, no Vale do Taquari, o responsável pelo site Tempo em Teutônia, Frederico Wessel, registrou neve granular por volta das 11h45min.

- publicidade -

“Foi uma neve granular bastante fraca, que rapidamente se transformou em água”, ressaltou Wessel. O registro ocorreu no Morro das Antenas, que fica a 595 metros do nível do mar, em Linha Harmonia, no ponto mais alto do Município de Teutônia. Inicialmente, a informação era de chuva congelada, no entanto, atualizando a interpretação do fenômeno chegou-se à constatação de neve granular.

A Somar Meteorologia confirmou a queda de neve em Canela, Gramado, São Marcos, Caxias do Sul e Palmeira das Missões. Já em Passo Fundo, Crissiumal, Nova Prata, Ibiraiaras, Soledade, São Francisco de Paula, entre outras cidades ocorreu o fenômeno da chuva congelada.

Para nevar é preciso haver umidade e temperaturas próximas a 0°C. Os institutos de meteorologia mantiveram previsão de neve e chuva congelada para o fim da tarde de segunda-feira no Rio Grande do Sul.

A terça-feira amanheceu com temperaturas baixas e recorde de temperaturas negativas no Brasil, como em Santa Catarina (-7,4°C).

- publicidade -