Fórum Internacional de Educação reunirá mais de mil profissionais em Estrela

Abertura oficial do evento ocorre nesta quinta-feira, às 19h, no Centro Comunitário Cristo Rei

1015
O Fórum receberá o Professor de Educação e Organização Escolar na Universidade de Santiago de Compostela, Miguel Zabalza, que falará sobre As relações entre a Infância e o Meio Ambiente

Em torno de 1,1 mil profissionais estarão reunidos em Estrela, de 20 a 22 deste mês, durante o Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, que tem por objetivo qualificar os participantes no momento em que o setor passa por mudanças estruturais em virtude dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação, e da nova Base Nacional Curricular. “Queremos prepará-los para esta nova realidade, buscando manter a educação do Vale do Taquari como referência”, diz o presidente da Asmevat, Marcelo Mallmann.

A abertura do evento, que será realizado no Centro Comunitário Cristo Rei, ocorre nesta quinta-feira (20.07), às 19h. Logo após a solenidade o educador português José Pacheco fará palestra sobre o tema “Educação humanizadora: múltiplos olhares”. Fundador da Escola da Ponte, no Distrito do Porto, ele defende um modelo de aprendizagem baseado na ética e na formação do aluno como cidadão e participante de uma comunidade. A escola não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específicas. As crianças e adolescentes definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais.

 
O Fórum é promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), com apoio do Governo de Estrela e organização da Educamax. Durante os três dias de atividades serão abordados temas como inclusão; a criança como sujeito do processo de construção do conhecimento; importância da articulação entre a Educação Infantil e as Séries Iniciais; tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem; as relações entre a infância e o meio ambiente, técnicas de controle de atenção para a sala de aula e a nova Base Curricular Nacional.

- publicidade -