Conferências da Saúde e Vigilância foram realizadas em Imigrante

688
O tema central foi “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
Imigrante realizou na terça-feira, 18 de julho, a 5ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª da Vigilância em Saúde. O tema central: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
A nutricionista Priscila Zanella e enfermeira Luciana Magalhães abordaram as questões de vigilância em saúde na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, explicando sobre a importância das boas práticas na alimentação, e também citaram exemplos que acometem a população de Imigrante, como diarreia, vômito, e outros problemas gastrointestinais.
Após a psicóloga Camila Vian falou sobre grupos de saúde, na área da saúde mental, como o grupo de mulheres que ocorre todas as terças-feiras no Centro de Saúde focado em mulheres em sofrimento psíquico. Inicialmente elas passam por uma triagem, e no grupo realizam trabalhos manuais, oficinas terapêuticas e a integração com as demais participantes.
Camila também falou do grupo de alcoolismo, no qual os participantes são indicados pelas agentes de saúde, e passam por uma triagem. Neste caso, são pacientes que já foram alcoolistas e estiveram em clínicas privadas, hospitais ou em tratamento médico.
Por fim, todos os presentes participaram dos debates e sobre os eixos propostos, e deram suas sugestões.
As conferências são de extrema importância, pois elas formam os planos de trabalho em cada área, nas três esperas – municipal, estadual e federal. Por isso que a população deve participar, trazendo suas sugestões e críticas, como forma de aperfeiçoar as ações e políticas que vem sendo adotadas.
 
Conferência da Assistência Social.
A Etapa Municipal faz parte da 16ª Conferência Nacional de Saúde e da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Saúde.
Na próxima semana, ainda será realizada a Conferência Municipal da Assistência Social, na quarta-feira, 26 de julho, no Piquete Bate casco (Galpão do Lumi), com início às 13h.
O tema de central de discussão é “Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS. Após a aprovação do regimento interno, será realizada a discussão sobre os temas propostos.
- publicidade -