Formação em primeiros socorros começa na próxima semana

Atividade reunirá profissionais das escolas de Educação Infantil, capacitando-os para agir em situações que podem ocorrer com as crianças

704
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

Terá início na próxima semana a formação em primeiros socorros aos servidores das escolas de Educação Infantil de Estrela, numa iniciativa das secretarias municipais da Saúde e da Educação. Serão cinco turmas, que vão reunir mais de 130 profissionais. Eles receberão orientações para poderem responder, com eficiência, a situações que podem ocorrer com as crianças. O objetivo é garantir mais tranquilidade e segurança para os pais, professores e alunos.

Neste mês haverá encontros nos dias 25, às 8h30min, na sede da Amvat e dia 26, às 13h30min, no mesmo local. Em agosto serão sempre a partir das 19h30min: dia 1º na Emei Estrelinha; dia 2 na Emei São João e no dia 3 na Emei Arco-Iris. Na Estrelinha, por exemplo, toda a equipe participará do treinamento. Para a formação poderiam ser indicados dois servidores por escola, mas a procura foi acima da expectativa. “Vai nos auxiliar em situações que podemos encontrar no dia a dia, saber como agir rápido e de forma correta”, diz a diretora da Emei, Fabrícia Dias. Segundo ela, a maioria dos profissionais entendeu a importância desta ação, que não fica limitada apenas à escola, mas será levada para a vida.

As orientações aos participantes serão repassadas por profissionais do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). De acordo com a coordenadora regional, enfermeira Noemi Dalla Vecchia, eles receberão instruções sobre como proceder em casos de crises convulsivas, febre, desmaio, parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas (engasgo), quedas, entre outras situações, além de informações sobre o serviço do Samu. Segundo ela, é importante que os servidores tenham esta qualificação, pois poderão fazer o que realmente é necessário e de forma correta, impedindo que a situação se agrave até a chegada do serviço de emergência.

O secretário de Educação, Marcelo Mallmann, destaca o interesse dos servidores em participar, já que o número de inscritos superou a previsão. “Temos um grupo comprometido em oferecer um atendimento qualificado aos alunos”, frisa. A realização da capacitação em primeiros socorros se dá a partir de projeto apresentado na Câmara pela vereadora Débora Martins e acolhido pelo Executivo. Estrela possui 11 escolas de Educação Infantil, que atendem mais de 1,5 mil alunos.

- publicidade -