Univates agora é universidade

962
Centro Universitário Univates agora é Universidade do Vale do Taquari - FOTO: Lucas George Wendt / divulgação

A partir desta quarta-feira (26/07), a região conta oficialmente com uma universidade. O Centro Universitário Univates a partir de agora passa a ser Universidade do Vale do Taquari (Univates). A portaria que homologa a concessão do título de Universidade foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Mais detalhes deste momento histórico para o Vale serão repassadas durante coletiva de imprensa que ocorre às 16h desta quarta-feira, no auditório 9 da Univates.

- publicidade -

Com a mudança, o processo de qualificação do ensino será intensificado, uma vez que os investimentos em pesquisa e extensão impactam também as atividades de ensino. Além disso, ser Universidade permite à Instituição pleitear mais recursos em editais externos para financiamento de projetos de pesquisa e de atividades de extensão, o que antes não era possível pela caracterização como centro universitário. Tudo isso, de forma mais ou menos direta, também será revertido para o Vale do Taquari.

O reitor, Ney José Lazzari, destaca a importância de status “A transformação da Univates em universidade é resultado de um processo histórico de consolidação da Instituição, permeado pela participação de muitas pessoas que passaram por aqui e pela parceria realizadas com diversas organizações.  Como universidade, muito mais do que uma mudança da organização acadêmica e do status, a Univates poderá potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão já existentes”, analisa o reitor.

Homologação como Universidade foi publicada no Diário Oficial da União de hoje – FOTO: Lucas George Wendt / divulgação

Saiba Mais
Para que uma instituição de Ensino Superior seja reconhecida como Universidade, além de cumprir uma série de requisitos, ela deve satisfazer especialmente dois: primeiro, ter um número de doutores que a qualifique como instituição de pesquisa, pois são os doutores que têm formação específica para isto; segundo, ter um número mínimo de cursos de pós-graduação stricto sensu, uma vez que, no ambiente acadêmico brasileiro, a pesquisa se realiza sobretudo associada aos cursos de Mestrados e Doutorados. Requesitos que a Univates atendeu.

- publicidade -