Westfália implanta o Serviço de Inspeção Municipal

Na próxima terça-feira, Agricultura reunirá estabelecimentos para tratar sobre o projeto

735
Antes da sessão ordinária do dia 29 de junho, Ahlert falou sobre o SIM aos vereadores/Crédito da foto: Bryan Marques/Divulgação

Para possibilitar o trabalho das agroindústrias instaladas no Município a partir do próximo ano, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) já é realidade em Westfália. A instalação do serviço, aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária do dia 29 de junho, atinge agroindústrias produtoras de ovos ou outros produtos de origem animal.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Westfália, Vitor Cristiano Ahlert, a implantação do projeto se fez necessária uma vez que, a partir de abril de 2018, o Estado não disponibilizará profissionais para fiscalizar as agroindústrias, responsabilidade que passará a ser do Município. “É uma corrida contra o tempo, para nossos estabelecimentos não serem prejudicados mais tarde”, observa.

Já neste mês, uma empresa de médicos veterinários foi contratada temporariamente para assessorar o Município na implantação do SIM. “A empresa atuará no Município por quatro horas semanais, durante quatro meses. Neste período, regulamentará e cadastrará empresas neste novo processo de inspeção”, explicou Ahlert.

Após meio ano de instalação do SIM, que restringe a venda de produtos apenas no Município, a intenção é implantar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que possibilitará a venda em todo o Rio Grande do Sul. “Nossa intenção é agilizar esse processo”, pondera o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Nesse meio tempo, a Administração Municipal pretende promover um concurso público para a contratação de um veterinário, que atuará 20 horas por semana no Município. Este profissional ficará à disposição dos estabelecimentos westfalianos, sendo que todos aqueles que trabalham com produtos de origem animal terão que se adequar ao SIM.

Reuniões com estabelecimentos

Com o objetivo de esclarecer dúvidas que dizem respeito ao SIM, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, reuniões sobre a regulamentação, instalação e adesão ao Sistema de Inspeção Municipal. Os encontros acontecerão na Câmara de Vereadores, junto à Prefeitura, e contarão com a participação da médica veterinária Fernanda Bonaldo Fett.

Às 8 horas, a reunião será voltada para estabelecimentos ou propriedades produtoras de ovos. Já às 10 horas, a reunião acontecerá com estabelecimentos ou propriedades interessadas no processamento de produtos de origem animal, como açougues, casas de carnes, fabricação de linguiça e salsichão, queijos e derivados. Para os encontros, são convocados até dois representantes por empreendimento.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça a importância da participação dos estabelecimentos nas reuniões, tendo em vista que os órgãos superiores exigem tais procedimentos.

- publicidade -