Domingo será dia de Cãominhar em Estrela

Segunda edição do Cãominhada de Estrela deve reunir mais de 200 pessoas e número ainda maior de cachorros de estimação

792
São esperados mais de 200 participantes e um número ainda maior de cães/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

Algumas ruas centrais de Estrela receberão uma movimentação um pouco diferente na manhã de domingo, em razão do passeio de um cão de estimação e seu dono. Não seria tão inusitada se não fossem mais de 200 pessoas e um número ainda maior de cachorros, juntos e reunidos no mesmo trajeto e horário de passeio. É esta a expectativa para a realização da 2ª Cãominhada, agendada para as 10h de domingo. As atrações iniciam ainda antes. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, sancionou este mês a lei que cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Funprobem) e o Conselho Municipal gestor do mesmo.

A Cãominhada é uma promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), e conforme o secretário Julio Saldanha Pereira, mais de cem pessoas já realizaram a inscrição antecipada, número considerado muito positivo. As inscrições seguem até a hora do evento. “Os números de inscritos antecipados já é maior do que no ano passado, quando reunimos nesta integração mais de 200 pessoas e seus cães de estimação. Como as pessoas ainda poderão fazer a inscrição por e-mail até o fim da tarde de hoje, e também no domingo pela manhã pessoalmente, acreditamos que este número de participantes aumentará consideravelmente”, destaca.

Quem quiser participar basta doar dois quilos de ração, não importando o número de cães que lhe acompanharão no passeio. No ano passado muitos levaram mais de um cachorro para o evento. O montante arrecadado será posteriormente doado à Associação Estrelense de Proteção dos Animais (Aepa). Patrocinadores do evento também farão a doação de ração. Inscrições e informações pelo e-mail  [email protected] e pelo telefone 3981-1046.

Passeio

A pedido dos participantes da edição passada, o trajeto do passeio este ano foi encurtado em um quilômetro, e terá cerca de dois mil metros a partir do Complexo Esportivo, em frente ao Parque Princesa do Vale, local da concentração. De lá partirá em direção à Escadaria do Rio Taquari, pela Rua Arnaldo José Diel. O próximo ponto de referência será o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, na Rua Marechal Floriano. Depois seguirá até a Rua Fernando Abott, de onde pelo calçadão retornarão para o local da largada, na Rua Júlio de Castilhos.

Mateada e shows

O passeio está marcado para iniciar às 10h, mas antes já ocorrerão atrações. A partir das 8h30min haverá erva-mate para uma mateada. A Rádio Sorriso também estará no local animando os participantes. Outras atividades estão programadas. Entre elas serão repassadas dicas de adestramento e será realizada a primeira parte do show com cães adestrados, organizada pela Pousada do Au Au e Rações Monello, duas das apoiadoras da edição 2017. A segunda parte ocorrerá após o passeio.

Concurso “Eu e meu Pet”

Todos os participantes concorrerão a brindes, mas aqueles que já realizaram a inscrição antecipada e enviaram fotos com seus cães estão participando do concurso “Eu e meu Pet”. São mais de 40 concorrentes. As mais divertidas e criativas, avaliadas por um grupo de jurados, receberão prêmios. Algumas estão postadas na fanpage do evento (2ª Cãominhada de Estrela).

- publicidade -