Cãominhada de Estrela supera expectativas

Segunda edição do passeio reúne mais de 300 pessoas e seus cães de estimação e arrecada mais de uma tonelada de rações

1015
Na volta, língua de fora indicavam que o exercício foi bom/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Teve cachorro que estava com preguiça e só queria colo no início. Outros que, bastante animados, dificultavam a tarefa de seus donos em mantê-los parados. Aconteceu um pouco de tudo na 2ª Cãominhada de Estrela, que no domingo pela manhã reuniu mais de 300 pessoas e seus cães de estimação num passeio por algumas ruas centrais do município. Famílias inteiras participaram do evento. Muitos, mesmo sem cachorros, foram no embalo e caminharam junto. Nem mesmo cachorrinhos de pelúcia ficaram de fora, levados no colo de crianças. A promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), arrecadou mais de uma tonelada de rações.

Os primeiros latidos que indicavam um dia diferente começaram a ecoar no Complexo Esportivo de Estrela, em frente ao Parque Princesa do Vale, logo cedo. A integração entre participantes, seus cães de estimação e outros presentes não demorou a ocorrer na mateada que aconteceu no local. Já mais acostumados com a movimentação, os cachorros pareciam posar para as fotos como verdadeiras estrelas. Muitos receberam adereços por parte de seus donos e ficaram ainda mais bonitos. Alguns chamavam a atenção dos presentes. Foi o caso de um cão da raça São Bernardo, que com 2,5 anos já pesa mais de 70 quilos. “Ele adora esta movimentação. É um evento muito legal. Estrela está mais uma vez de parabéns”, destacou Marciano Rufatto, que com Elisangela Rivero veio de Roca Sales para participar.

Passeio reuniu mais de 300 pessoas/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Antes da Cãominhada, foi realizada a primeira parte dos shows de adestramento. Um espetáculo que impressionou e encantou o público presente. Alguns dos cães já foram inclusive protagonistas de propagandas de TV e hoje fazem shows por todo o País. Teve cachorro jogando basquete e até rezando, e aqueles utilizados na captura de assaltantes e resgate de reféns. Gatos também mostraram como podem ser bem educados e arrancaram aplausos.

Por volta das 10h, todos partiram para a cãominhada, numa verdadeira integração. O trajeto de cerca de 1,5 quilômetros começou no Parque em direção à Escadaria do Rio Taquari, pela Rua Arnaldo José Diel. De lá passou pelo Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, na Rua Marechal Floriano, e depois seguiu até a Rua Fernando Abott, de onde pelo calçadão retornou para o local da largada, na Rua Júlio de Castilhos. Na chegada ao Complexo Esportivo, o que mais se viu foi cães com língua de fora, bebendo água, sentados ou no colo de seus donos.

Concurso

Na volta, foi realizada a segunda parte do show de adestramento oportunizado pela Pousada do Au Au e Rações Monello, duas das apoiadoras da edição 2017. Brindes foram distribuídos a todos e ocorreu a revelação dos vencedores do concurso “Eu e meu Pet”, que premiou as cinco fotos mais divertidas e criativas envolvendo cães e seus donos. Para participar da Cãominhada, bastava a doação de dois quilos de ração. Pois mais de uma tonelada foi arrecadada, que será doada à Associação Estrelense de Proteção dos Animais (Aepa). Patrocinadores do evento também fizeram doações.

- publicidade -