De Manaus a Lajeado: ABandinha chega ao município pelo Sonora Brasil Sesc 2017

Apresentação acontece no dia 6 de agosto, às 19h30, no Teatro do Sesc

750
“ABandinha”, de Manaus (AM), se apresenta no domingo, dia 06

Em sua 20ª edição, o projeto Sonora Brasil Sesc traz neste ano o tema “Bandas: formações e repertórios”, com o objetivo de promover programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em Lajeado, a comunidade recebe a performance do grupo “ABandinha”, de Manaus (AM), no dia 6 de agosto, às 19h30, no Teatro do Sesc (Rua Silva Jardim, 135), com entrada franca. O show de abertura será com a Orquestra do Colégio Sinodal Conventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-2266, no site www.sesc-rs.com.br/lajeado e na página www.facebook.com/sesclajeadors.

ABandinha, grupo formado em 2015 por músicos de Manaus, é inspirado na Bandinha de Altamiro Carrilho, que era caracterizada como uma formação compacta. Composta pelos naipes de madeiras, metais, percussão e um instrumento harmônico, no caso o banjo, e que nas décadas de 1950 e 1960, fez grande sucesso nas rádios tocando repertório de valsas, choros, maxixes, marchas-rancho e outros ritmos populares.

Composta por oito integrantes, ABandinha apresenta um recorte derivado das bandas tradicionais de origem militar. Essas formações, de um modo geral, contavam com a participação de músicos oriundos dessas bandas e os repertórios ganharam contornos próprios à formação e ao contexto social no qual os grupos estavam inseridos. Faz parte do programa de concerto do grupo repertórios relacionados a festividades populares da região amazônica. Integram o grupo os músicos Rosivaldo Cordeiro (banjo), Cláudio Abrantes, (flauta), Jonaci Barros (saxofone), Vadin Ivanov (clarinete), Rodrigo Nunes (bombardino), Paulo Dias (trompete), Carlos Alexandre (sousafone) e Ronalto Alves “Chinna” (percussão).

O tema “Bandas: formações e repertórios” irá traçar um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. São identificadas como parte da história de uma infinidade de cidades brasileiras, ocupando lugar de destaque na memória das pessoas. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação, e são responsáveis pela criação de um gênero musical tipicamente brasileiro: o dobrado.

- publicidade -