Lajeado dá início a projeto de gestão para escolas municipais

737
Claudia Costin se reuniu com equipe da SED/Crédito da foto: Francini Ledur/Divulgação

A Prefeitura de Lajeado deu início nesta terça-feira (01/08) a um projeto focado em gestão para apoiar o trabalho da Secretaria da Educação e das escolas municipais. O trabalho tem três objetivos:

– Planejamento da ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil, priorizando o atendimento da pré-escola;

– Desenvolvimento do Plano Estratégico de Educação;

– Análise da qualidade dos gastos públicos em educação.

O projeto, que contribuirá para que o município gerencie melhor os recursos investidos em educação, será desenvolvido ao longo de sete meses. A execução do trabalho estará a cargo do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro. A responsável pelo trabalho será a professora Dra. Claudia Costin, considerada uma das maiores especialistas do mundo em políticas educacionais, acompanhada de sua equipe. “Estamos apostando em um projeto de longo prazo para a nossa educação. Queremos ampliar a oferta, mas também melhorar ainda mais a qualidade da nossa rede. Por isso, precisamos analisar os nossos investimentos e direcioná-los para que os impostos pagos pelo nosso cidadão ajudem a transformar a nossa educação para ser ainda melhor do que já é. Queremos que este trabalho seja um legado para os próximos anos e temos a ambição de fazer de Lajeado uma referência nacional no acesso e na qualidade do ensino”, avalia o prefeito Marcelo Caumo.

Claudia Costin visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Alegria/Crédito da foto: Francini Ledur/Divulgação

A proposta do trabalho já havia sido apresentada, em junho, ao Conselho Municipal da Educação e também aos diretores da rede municipal para que já tomassem conhecimento do trabalho a ser desenvolvido. Nesta terça-feira, Claudia e sua equipe fizeram reuniões na prefeitura, visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Alegria, conheceram a Univates acompanhados do reitor, Ney Lazzari, e fizeram uma palestra para os diretores da rede municipal. O trabalho seguirá até a sexta-feira. “Lajeado é um município com uma rede bem estruturada e que vem demonstrando um bom desenvolvimento. Mas acreditamos que é possível ousar mais. Queremos construir com os professores, os diretores, as escolas e a Secretaria da Educação uma proposta que esteja focada no desenvolvimento do aluno, que é o objetivo do trabalho da escola”, afirmou Claudia.

Hoje, o município conta com 2.898 crianças matriculadas nas 23 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 4.877 nas 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), além de desenvolver trabalhos de contraturno em 6 Projetos Vida. Para 2017, estão previstos investimentos de R$ 80 milhões para a educação no município.
- publicidade -