Programa Simplifica Lajeado já tem 70,8% dos alvarás em 24 horas

700
Números foram apresentados nesta terça-feira

A abertura de empresas em Lajeado já está mais rápida. Com a implantação do programa Simplifica Lajeado, 70,8% das inscrições e alterações de empresas no município já ocorrem dentro de um prazo de 24 horas, objetivo do programa. Os trâmites também estão mais simples e objetivos com a edição do Decreto Municipal 10.294, de 24 de julho de 2017, que regulamentou os processos na Central do Empreendedor.

Os números foram apresentados na tarde desta terça-feira (08/08) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG), em encontro que reuniu entidades, vereadores, lideranças do município e imprensa. A secretaria mede e acompanha os indicadores desde maio deste ano. O Simplifica Lajeado foi apresentado no dia 3 de julho, quando teve início o processo de aceleração dos registros.

Para reduzir o tempo necessário para inscrevera empresa, o processo foi mapeado pela equipe da Central do Empreendedor da SEDETAG, que conta também com servidores das pastas do Meio Ambiente, Planejamento, Fazenda e Saúde (Vigilância Sanitária). Também na Central do Empreendedor funciona desde julho o Escritório Regional da Junta Comercial. Assim, o atendimento ao empreendedor ocorre agora em um único lugar, evitando a necessidade de deslocamentos entre mais de um endereço para se obter informações e fazer a abertura ou alteração de empresas.

No dia 16 de agosto, a Prefeitura de Lajeado, por meio da SEDETAG, e o Sincovat – Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari realizam um curso sobre “Abrindo uma Empresa em 24 horas”. O treinamento é aberto aos interessados, mediante doação de um quilo de alimento, e será na sede do Sincovat (Rua Venceslau Brás, 55, bairro São Cristóvão, em Lajeado), a partir das 14h. Informações e inscrições pelo telefone (51) 3709-2798.

- publicidade -