Plano Diretor Lajeado 2040 avança com metade do trabalho já concluído

813
Bairro Centenário teve sua reunião na terça-feira (15/8)

O Plano Diretor Lajeado 2040 está avançando, e metade do trabalho já está concluído. A afirmação é do arquiteto e urbanista Enio Perin, responsável pelo projeto. Segundo ele, que esteve em Lajeado para acompanhar o trabalho in locode terça (15/8) até esta sexta-feira (18/8), cerca de 90% do trabalho de coleta de informações foi concluído. Ele destaca os mais de 30 mapas já analisados e definidos. “Estamos saindo da fase de imersão e entrando na fase de análise das propostas urbanísticas e dos eixos temáticos”, salienta Perin.

De acordo com o arquiteto, há dois grupos de trabalho. Um grupo é formado por servidores públicos sob a coordenação de Juliana Henz, que ficou responsável pelos oito eixos temáticos do plano. São eles: Economia, Educação e Cultura, Saúde, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social, Urbanismo, Meio Ambiente e Aspectos Administrativos.

Já o outro grupo é formado por técnicos da Univates, que trabalham no escritório que funciona junto ao Tecnovates sob a coordenação da arquiteta Luciana Caetano Fauri. Este grupo ficou responsável pela parte urbanística, relativa aos mapas, parte da questão ambiental e também do desenvolvimento econômico.

Reuniões comunitárias

Seguindo o cronograma de reuniões comunitárias com associações de bairros, na terça-feira, dia (15/8), os bairros Centenário e Florestal tiveram suas respectivas reuniões, assim como na quinta-feira (17/8) foi dada a oportunidade aos moradores de São Bento apresentarem suas propostas.

Das 33 associações de moradores de Lajeado existentes nos 27 bairros de Lajeado, 32 já tiveram suas reuniões. A última com as associações de bairros ocorre na próxima semana com os moradores do Hidráulica. O encontro será na quinta-feira, dia 24/8, às 19h, na sede da associação.

Pesquisa com as escolas municipais

Além das reuniões comunitárias, a Prefeitura Municipal também está buscando ampliar a busca de sugestões junto às comunidades. Para isso, encaminhou uma pesquisa aos mais de 8 mil alunos das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. No levantamento, os pais foram convidados a avaliar as escolas e também os principais aspectos de seus bairros, manifestando-se quanto a diversos aspectos do lugar e sugerindo obras e melhorias importantes para as escolas e para a localidade. Esses dados serão agora compilados e organizados para serem então integrados ao trabalho do Plano Diretor Lajeado 2040.

- publicidade -