“Soberania alimentar” abre oficinas de aproveitamento de alimentos

829
Oficina Aproveitamento de Alimentos

A Prefeitura de Garibaldi, por meio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início a um ciclo de oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos. Na quinta-feira (17/08) a bióloga Luana Minello abordou a produção dos alimentos pelas diferentes formas de manejo, como agricultura convencional, orgânica, natural, sintrópica, biodinâmica e sistemas agroflorestais. Ela destacou os meios mais naturais, que dispensam o uso de agroquímicos e resgatam os métodos antigos de produção, como mais benéficos para saúde da planta, do meio ambiente e da pessoa que vai consumir o alimento produzido. “Não podemos esquecer que alimento é sabor, é nutrir, é qualidade, é cultura. O corpo humano não é padrão, essa é uma ideia criada pelo marketing da beleza. Ser magro não é sinônimo de saúde. Essas restrições vem criando um mundo alimentício austero, insípido, sem cor e sem graça. Comida de verdade vem da terra”, defendeu a palestrante.

Após a oficina sobre a produção, nas próximas edições será trabalhado o valor nutricional e a utilização do alimento inteiro na prática:

19/09 (terça-feira) – Oficina: Valor nutricional de folhas, talos, cascas e sementes

Ministrante: nutricionista Andrea Klein Rizzi

Local: IEE Profª Irmã Teofânia

Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h

20/10 (sexta-feira) – Oficina: Aproveitamento integral dos alimentos na prática – uso de folhas, talos, cascas e sementes na cozinha

Instituição: CETAP – Centro de Tecnologias Alternativas e Populares, de Passo Fundo (RS)

Ministrante: profissional de alimentação saudável, Lídia Fingueiró

Local: IEE Profª Irmã Teofânia

Horário: das 9h às 16h (com almoço – degustação dos pratos produzidos na oficina)

As oficinas são abertas à toda a comunidade e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (54) 3462-8248 ou pelo e-mail [email protected]. gov.br. A ação é realizada pela Prefeitura de Garibaldi, com apoio do Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, onde as atividades são realizadas.

- publicidade -