Falece um dos precursores do ensino superior no Vale

Ney Santos Arruda é homenageado pela Univates por seu legado

861
Ney Santos Arruda

A Univates, com grande pesar, decreta luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do advogado professor Dr Ney Santos Arruda. Liderança de grande atuação na implantação do ensino superior no Vale do Taquari, Ney Arruda faleceu nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, aos 87 anos, deixando um legado de mais de 60 anos de advocacia, com relevantes serviços prestados na área da educação e da assistência social.

O velório será no Diersmann (Bairro Montanha, em Lajeado) até às 24h de hoje e prossegue nesta sexta-feira, das 8h às 14h. Após, a família seguirá para o Crematório Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo, para a cerimônia privada às 17h.

Ney Arruda era Bacharel em Direito, sócio-fundador do escritório Arruda Advogados, atuante há mais de 60 anos como advogado. Cursou atualização em Direito de Família (Universidade Urbaniana de Roma), atualização em Direito de Privacidade (Universidade de Paris-Sorbonne) e atualização em Direito Processual (Universidade de Paris-Sorbonne). Jubilado pela OAB/RS em 2002, era também jornalista, professor universitário e julgador do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS. Além do importante papel na fundação da Univates, sempre participou ativamente da construção da Instituição.

Ney José Lazzari, reitor da Univates, lamenta a inestimável perda. “Instituições como a Univates são fruto do trabalho e do sonho de muitas pessoas; até de gerações. Sem nenhuma dúvida o envolvimento, a liderança e a visão de futuro do professor Dr Ney Arruda foi das mais importantes para o surgimento e a consolidação das primeiras décadas da FATES, precursora da Univates. Nós, que estamos envolvidos hoje com a Universidade do Vale do Taquari – Univates, somos herdeiros e responsáveis pela continuidade desta que é uma das maiores causas de toda uma região. Nos resta, neste momento, reverenciar o professor Dr Ney. Ao mesmo tempo, nos perpassa um sentimento de gratidão por todo seu trabalho realizado nas inúmeras atividades de caráter comunitário na área da educação e na área social de Lajeado e do Vale do Taquari. Perdemos uma das mais honradas e qualificadas lideranças que esse Vale já produziu: ele ajudou a melhorar esse Vale! Esperamos poder continuar levando adiante tantas obras e ações que tiveram a sua sábia contribuição”, enfatiza o reitor.

Para o presidente da Fundação Alto Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – Fuvates e vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, Arruda teve um papel fundamental na região. “É com enorme pesar que a Fuvates recebe a notícia do falecimento do prof Ney Arruda. Um dos principais atores no processo de viabilização da oferta do ensino superior no Vale do Taquari. Muito do que a Univates é hoje é consequência do pioneirismo do professor e de outros que perseguiram um ideal. Alcançamos aos familiares o nosso voto de pesar e o agradecimento pela coragem e empreendedorismo do patriarca que tanto fez para que pudéssemos ser o que somos”, ressalta Cyrne.

As atividades acadêmicas e administrativas transcorrem normalmente no campus. Em todas as solenidades ocorridas em auditórios deverá ser respeitado um minuto de silêncio.

- publicidade -