Nilton Sulzbach representará o Estado nos Jogos Escolares da Juventude

Competição acontecerá em Curitiba (Paraná), de 12 a 21 de setembro

961
Nilton Sulzbach ficou em primeiro lugar no Salto em Altura e garantiu vaga para os Jogos Escolares da Juventude/Crédito da foto: Paloma Driemeyer Valandro/Divulgação

Um metro e setenta e sete centímetros de altura. Foi esta marca que classificou o jovem Nilton Sulzbach, estudante do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro de Westfália, para os Jogos Escolares da Juventude, que acontecem de 12 a 21 de setembro em Curitiba (Paraná). Ele será o representante do Rio Grande do Sul na competição nacional, na modalidade Salto em Altura – 12 a 14 anos.

A classificação para os Jogos Escolares da Juventude veio no dia 19 de agosto, após final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), realizada na Unisinos, em São Leopoldo. Nesta etapa, Nilton Sulzbach conseguiu alcançar 1m77cm no Salto em Altura, tornando-se forte candidato à medalha na competição nacional.

O jovem westfaliano embarca para a capital paranaense na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro. Quanto à participação de Nilton nos Jogos Escolares da Juventude, o treinador da equipe de atletismo, Laudenor Brune, está otimista e tem boas perspectivas. “Treinamos duas vezes por semana. Os treinos acontecem no Colégio Teutônia, com quem temos uma grande parceria. Fazem mais ou menos três anos que o Nilton está treinando e tenho certeza que tem grandes chances de pódio em Curitiba”, observa o treinador.

Para Brune, o sentimento de classificar um aluno para a competição nacional é de extrema felicidade. “Conseguir classificar é recompensador. Significa que todo o esforço valeu a pena. Mas, para atingir esse patamar, é preciso de um conjunto: estrutura (Colégio Teutônia), atleta, família e Administração Municipal, que auxilia no transporte para os treinos”, enaltece ele. Laudenor Brune lebra que formar um atleta não é tão simples. Antes de mais nada, é preciso garimpar o aluno, analisando o biotipo, a dedicação e a persistência, para então levar para uma competição.
Nilton Sulzbach não é o primeiro estudante westfaliano a participar dos Jogos Escolares da Juventude. Felipe Klein, Tiago Ahlert e Júlia Calvi já classificaram e participaram em outros anos e modalidades, também representando o Rio Grande do Sul.

Outros destaques no Jergs
Além de Nilton, outros estudantes da EMEF Vila Schmidt foram destaque na etapa final dos Jergs. Diana Letícia Schneider, Nicoli Wahlbrinck, Kaylane da Silva e Letícia Mueller foram as campeãs no Revezamento 4x75m – Categoria Infantil. Enquanto isso, Luize Victória Sacks conquistou o terceiro lugar na prova de 1000m Rasos.
A etapa final dos Jergs aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, na Unisinos, em São Leopoldo.

- publicidade -