Lajeado atua no Setembro Amarelo para prevenção do suicídio

597

O mês de setembro é marcado pela prevenção do suicídio no chamado Setembro Amarelo. A campanha de conscientização e ações é intensificada neste período, quando no dia 10/9 é lembrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

- publicidade -

Em Lajeado, o Comitê de Promoção à Vida, da Secretaria da Saúde (Sesa) realizará no dia 19, terça-feira, uma ação em frente à Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 1.029, Centro. A atividade ocorre entre 9h e 15h, quando serão distribuídas cartilhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Além disso, a equipe da Sesa conversará com as pessoas que passarem pelo local.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. E 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Para atuar na identificação de pessoas propensas e prevenir o problema, o Comitê e a Sesa trabalham juntos para levar informações à população, a fim de auxiliá-las sobre como identificar o problema, perceber sinais, saber as possíveis causas, como ajudar e onde buscar ajuda.

- publicidade -