Combate ao borrachudo será intensificado

695
Hollmann e Borba definem estratégias para aplicação do BTI no interior

Ele é pequeno, mas pode causar muitos prejuízos aos agricultores. Por isso, algumas ações são fundamentais para controlar a proliferação do mosquito borrachudo, principalmente no interior de Teutônia. Para combater o borrachudo, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária estão organizando a aplicação de um inseticida biológico, o BTI, nas margens de arroios no interior de Teutônia, em uma área total de 153 quilômetros.

A primeira aplicação ocorre neste sábado, 30 de setembro. Mais de 50 aplicadores voluntários e capacitados para usar o inseticida participam da ação. “Os agricultores estavam passando óleo diesel nos braços e pernas para diminuir o ataque dos mosquitos durante o trabalho, já que o repelente não fazia mais efeito, tamanha a quantidade de borrachudos”, comentou o coordenador da VISA, Evandro Borba. Mais duas aplicações do inseticida devem ocorrer ao longo dos próximos 30 dias.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann, o uso do inseticida biológico é uma conquista para os produtores rurais que sofriam com a proliferação dos borrachudos nas lavouras. “Nos comprometemos em olhar com carinho para o nosso homem do campo e estamos assim facilitando seu trabalho dia a dia na propriedade”, destacou Hollmann.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária. O secretário da pasta e o coordenador da VISA se reuniram nesta terça-feira, 26 de setembro, para organizar a estratégia de aplicação.

- publicidade -