Governo de Estrela realiza capacitação para programas PIM e Criança Feliz 

Objetivo é promover o desenvolvimento infantil integral e o fortalecimento dos vínculos familiares

775
Secretário Elmar Schneider fez a abertura da capacitação

Candidatos a visitadores dos programas Primeira Infância Melhor – PIM (estadual) e Criança Feliz (federal), que estão em processo de implantação pelo Governo de Estrela, participaram nesta quarta-feira (11.10) de uma capacitação sobre estas duas iniciativas. A atividade foi coordenada pelas psicólogas Gianine Sandri e Emília Saatkamp, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde; Letícia Boeira, representante do Grupo Técnico Estadual e pela assistente social da prefeitura de Estrela, Karina Pereira Costa, supervisora dos programas.
Depois desta preparação inicial os candidatos farão entrevistas, marcadas para os dias 16 e 17 de outubro, quando até dez visitadores serão selecionados. Numa próxima etapa eles realizam mais 52 horas de capacitação, quando começam a atuar. Os programas envolvem as secretarias municipais da Saúde; Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e a da Educação.
O PIM foi criado em 2003 pelo atual ministro do Desenvolvimento Social – à época secretário de Saúde do Rio Grande do Sul –, Osmar Terra. A iniciativa visa promover o desenvolvimento infantil integral e o fortalecimento dos vínculos familiares por meio de visitas domiciliares semanais. Nos mesmos moldes, o Ministério do Desenvolvimento Social implantou o Criança Feliz, também com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil integral, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento, cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.
Na abertura da capacitação o secretário da Saúde Elmar Schneider destacou a relevância dos programas. “São programas que nos oportunizam conhecer nossa cidade e as pessoas que nela vivem. Temos que conhecer as pessoas”, frisou, ressaltando a importância da educação e da saúde preventiva.

- publicidade -