Parceria facilita acesso do interior a curso exigido por resolução federal

723
Uma reunião entre parceiros formalizou alguns detalhes do curso

A fim de atender às exigências da resolução (RDC 216) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, uma iniciativa de diversas frentes municipais oferecerá a oportunidade de realização do chamado Curso de Boas Práticas. Na tentativa de atender à demanda, principalmente em uma época que antecede a muitas festas comunitárias, o curso será oferecido nas próprias comunidades do interior estrelense a partir de segunda-feira (6/11).

A primeira turma inicia trabalhos na segunda-feira (6/11), das 19h às 23h, na Linha Wink Alta (Comunidade Fátima), reunindo também as comunidades de Linha Lenz, Novo Paraíso, São Jacó e Glória, pela proximidade com o local. Isto não impede que outros interessados participem já deste módulo (são 25 vagas), mesmo que outros dois ocorram ao longo do mês. Inscrições para este e demais cursos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela.

A iniciativa é do (STR), Cacis, Sebrae, Senai, e Prefeitura Municipal de Estrela, através das secretarias de Saúde e também do Planejamento e Desenvolvimento (Seplade), pela Sala de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas do interior ao curso, exigindo o menor deslocamento possível para sua realização. O envolvimento com outras comunidades busca a solução de dúvidas em comum, além de gerar uma integração entre quem geralmente se vê envolvido nesta área. Ministrado pelo Sebrae em parceria com o Senai, tem carga horária de 16 horas (quatro noites) para obtenção do certificado. O custo é de R$ 100 por participante, apenas para saldar a equipe profissional responsável. A meta é contar com pelo menos três pessoas por comunidade.

Facilidades

Uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde, na última segunda-feira (30/10), definiu alguns detalhes do Boas Práticas. Para o presidente do STR, Rogério Heemann, trata-se de uma excelente oportunidade para uma capacitação que pode evitar futuros problemas. “A importância de boas práticas na manipulação dos alimentos cresce à medida que as exigências com a nossa saúde também aumentam. É importante em qualquer evento, nos restaurantes, enfim. Não é e não pode ser diferente nas diversas festas que temos no nosso interior. Ótima oportunidade de, com fácil acesso, nossos representantes realizá-lo”, diz. O presidente da Cacis, Pedro Barth, reforça. “Alimento é saúde, mas ele precisa ser bem tratado, manipulado, para não se tornar um problema. Trata-se de uma legislação federal ao qual estamos facilitando o seu cumprimento.”

Conforme Marcos Quadros, Agente de Desenvolvimento e Coordenador da Sala de Apoio às Empresas, o conteúdo é de grande valia. “Com certeza rico em ensinamentos, dicas e sugestões que podem facilitar a vida de quem se vê envolvido nesta área e ao mesmo tempo evitar problemas.” Para o secretário da Saúde, Elmar Schneider, uma iniciativa que busca antecipar futuros problemas. “Estamos ofertando a chance de as comunidades obterem hoje aquilo que amanhã possa a ser exigido com ainda mais contundência.” Um cronograma com as demais datas e localidades do curso está montado. Mais informações pelo telefone 3981-1141.

Cronograma

De 6/11 a 9/11 – Linha Wink Alta, das 19h às 23h

Participantes: Wink, Lenz, Novo Paraíso, São Jacó e Glória

Dias 13/11 e 14/11; 20/11 e 21/11 – Delfina, das 19h às 23h

Participantes: Delfina, Porongos, Santa Rita, São João, São Luiz, Arroio do Ouro e Figueira

De 27/11 a 30/11 – Costão, das 19h às 23h

Participantes: Costão, São José, Geraldo Alta, Geraldo Baixa e Linha Wolf

- publicidade -