Projeto da Secretaria da Educação de Lajeado vence Prêmio Gestor Público

728
Prefeito Marcelo Caumo recebeu o troféu

O Projeto ATA – Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem, da Secretaria da Educação da Prefeitura de Lajeado em parceria com a Secretaria da Saúde, venceu o Prêmio Gestor Público 2017. Os vencedores foram anunciados na noite de terça-feira (07/11) em cerimônia no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

“É muito gratificante receber um reconhecimento desta relevância já no nosso primeiro ano de mandato. Havia grandes projetos inscritos, e estar entre os melhor avaliados nos mostra que estamos no caminho certo. Ainda mais recebendo um prêmio que reúne as áreas de educação e saúde, que são prioridade do nosso governo. Desenvolver o potencial de aprendizado das nossas crianças é o que garantirá um futuro melhor para a nossa comunidade”, avalia o prefeito Marcelo Caumo, que subiu ao palco para receber a distinção.

O trabalho realizado pela equipe do ATA surgiu em março deste ano a partir da percepção dos professores de que alguns alunos demonstravam dificuldades de aprendizagem que interferem no rendimento e na vida escolar. Foi então formado um grupo de atendimento multidisciplinar para atender estes alunos, de modo que pudessem ampliar seu potencial de aprendizagem e evitando, no futuro, a evasão escolar ou problemas com os estudos. Uma equipe com profissionais das secretarias de Educação e da Saúde atua na identificação de alunos com problemas, trabalha o envolvimento das famílias, encaminha para avaliações específicas e acompanhamento dos casos.

Desde março, quando o projeto teve início, mais de 100 crianças já foram identificadas e encaminhadas pela equipe. A equipe do ATA atua em toda a rede municipal de ensino (formada por 23 Escolas de Educação Infantil e 18 Escolas de Ensino Fundamental) e é formada por:

– psicopedagogas Claudete Dall’Oglio e Maria Neusa dos Santos, coordenadoras do projeto;

– psicóloca Paula Daniela Bavaresco

– neuropsicóloga Carla Cristina Tessmann

– neurologista Luciana de Oliveira Rosa

– psiquiatra Maria Rosa Iorra Camargo

– médicas residentes em Psiquiatria Caroline Fredi Almeida e Thricy Dahmer

– fonoaudióloga Aline Gasparin Rabaioli

– secretária Ana Luiza Petter

- publicidade -